A época balnear no Concelho da Praia da Vitória inicia-se no próximo sábado, dia 1 de junho, sendo que, na Praia Grande, será realizada a Cerimónia Nacional de Hasteamento da Bandeira Azul (a primeira das mais de 350 praias costeiras portuguesas), tendo a Câmara Municipal preparado um vasto programa de animação para todas as zonas balneares galardoadas, que culminará com a atuação de um artista internacional e com uma festa dos Anos 2000 (integrado na programação Verão na Praia da Vitória).
Este ano, tal como em 2018, a época balnear estende-se de 1 de junho a 15 de setembro, sendo que a Praia da Vitória é o Concelho dos Açores com mais zonas balneares galardoadas com a Bandeira Azul da Europa (7 num total de 39 praias em todas as ilhas), facto que será realçado com a presença do júri nacional da Associação Bandeira Azul da Europa que estará na Praia Grande para hastear a primeira Bandeira Azul do país.
Na Praia da Vitória são 7 as zonas balneares que vão hastear a Bandeira Azul (distinção europeia para zonas balneares que cumpram critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços disponíveis aos banhistas, responsabilidade social e envolvimento comunitário), contando-se a Zona Balnear dos Biscoitos, a Zona Balnear das Quatro Ribeiras, a Zona Balnear das Escaleiras – Vila Nova, a Praia Grande, a Prainha e a Praia da Riviera – Baía da Praia da Vitória e a Zona Balnear do Porto Martins.
Importa salientar ainda que, para além do galardão da Bandeira Azul da Europa, as zonas balneares do Porto Martins, Biscoitos, Praia Grande e Praia da Riviera são zonas classificadas como “Praia Acessível”, isto é, são estâncias balneares com condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, disponibilizando equipamentos e infraestruturas específicas como acesso pedonal apropriado, estacionamento ordenado, passadeiras nos areais, sanitários adaptados, nadador-salvador e cadeiras anfíbias.

Época balnear abre com  muitas atividades e animação

O arranque da época balnear 2019 na Praia da Vitória, para além da cerimónia nacional da Associação Bandeira Azul da Europa, ficará também marcada por um vasto programa de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal, em parceria com várias empresas locais dedicadas a atividades marítimo-turísticas, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social, como o CAD – Centro de Apoio à Deficiência e a AACIT – Associação de Apoio à Criança da Ilha Terceira.
As atividades lúdicas, de animação e educação ambiental começam logo às 9h30 da manhã de sábado, com a instalação de insufláveis e espaços para pinturas faciais na Praia Grande (junto à GNR). Também entre as 9h30 e as 11h00, no areal da Praia Grande, realizar-se-á a iniciativa “Da Nascente ao Mar Sem Lixo”, no âmbito da temática nacional escolhida pela Associação Bandeira Azul da Europa para este ano (o desafio do programa Bandeira Azul passa por continuar a sensibilizar para o facto de o lixo marinho ter origem em atividades terrestres e para as consequências dos comportamentos humanos, sendo que o caminho a seguir passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização dos recursos).
Depois, pelas 11h00, acontecerá a Cerimónia Nacional de Hasteamento da Bandeira Azul içada numa das mais de 350 praias costeiras portuguesas, este ano, com a deslocação do júri nacional até à Praia da Vitória. Esta cerimónia decorrerá junto ao Monumento ao Pescador, na zona marginal da cidade.
Já da parte da tarde, a partir das 15h00, construções na areia (Praia da Riviera); Verão para Todos (Porto Martins) e Coasteering (Quatro Ribeiras). Pelas 15h00, está previsto um Passeio de Snorkelling na Prainha. Às 18h00, na Zona Balnear dos Biscoitos, no Bar do Abismo, realizar-se-á um Sunset. Pelas 20h00, uma aula de atividade física nas Escaleiras da Vila Nova. A noite vai terminar com o arranque do programa “O Verão é na Praia”, atuando, pelas 23h00, Yann Destal (do conhecido agrupamento internacional Modjo), encerrando a noite com uma festa dos Anos 2000, no palco instalado na zona da Marina da Praia da Vitória.

 

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS