No mês de consciencialização para as necessidades das pessoas com demência - o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer comemora-se a 21 de setembro - a Sonae Sierra junta-se à associação Alzheimer Portugal e lança uma campanha para uma mudança social.

'Amigos na saúde e na demência' relembra que aquilo que é mais importante para uma pessoa com demência é, também, aquilo que é mais importante para qualquer um de nós: amor e compreensão. Ser amigo é continuar presente e disponível para compreender e apoiar. Com esta campanha, a Sonae Sierra e a associação Alzheimer Portugal convidam todos os portugueses a serem Amigos na Demência, bastando, para isso, aprender um pouco mais sobre como é viver com demência e assumir um compromisso de uma ação, pequena ou grande, a favor das pessoas com demência. Podem fazê-lo acedendo à plataforma da associação ou participando nas Sessões de Informação que irão decorrer por todo o país.

Leia Também: Oito sintomas de Demência e Alzheimer que tem de ter em atenção

“'Amigos na saúde e na demência' pretende aumentar conhecimentos sobre esta doença e aumentar o número de 'amigos' que se comprometem a contribuir para que as pessoas com demência possam viver melhor, o que pode ser tão simples como nunca mais utilizar palavra 'demente' ou 'demenciado' e, em vez disso, dizer 'pessoa com demência', pois assim vemos primeiro a pessoa e não a sua doença. Para a associação Alzheimer Portugal é fundamental criar maior compreensão sobre a doença junto do grande público" explica Tatiana Nunes, Diretora de Comunicação da Associação Alzheimer Portugal.

Acrescentando: “Temos trabalhado imenso no sentido de contribuir para uma perceção mais positiva sobre esta doença. Sentimos que os vários projetos que temos vindo a desenvolver, como o 'Café Memória' ou o 'Passeio da Memória' nos têm ajudado a combater o estigma social a eliminar os estereótipos, mas há ainda um longo caminho a percorrer. É importante que todos percebam que a pessoa é muito mais do que a doença e que é possível viver melhor com demência. Acreditamos que estamos a trabalhar no caminho certo e esta campanha, com o apoio da Sonae Sierra vai ajudar-nos a chegar a muito mais pessoas”.

O arranque desta campanha é marcado pelo lançamento de diversos vídeos onde é possível ouvir vários testemunhos de amigos de pessoas com esta doença, onde se torna evidente que a amizade é o que prevalece em todos os momentos. Aos 'Amigos na Saúde e na Demência' juntam-se ainda várias caras conhecidas. Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Nuno Markl e Pedro Ribeiro são as figuras públicas que dão a sua voz para relembrar que a amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos.

A demência resulta de uma doença no cérebro e progride de forma única em cada um de nós, não se resumindo à perda de memória. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência (cerca de 60 a 70% dos casos), mas existem mais de 100 tipos de demência, como a Demência Vascular, a Demência de Corpos de Lewy ou Demência Frontotemporal. Esta pode resultar em alterações de humor, mudança de comportamentos, dificuldades de raciocínio ou de orientação, entre outros fatores.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS