O Jaguar C-Type (também chamado de Jaguar XK120-C) é um carro esportivo de corrida construído pela Jaguar e vendido de 1951 a 1953. O "C" significa "competição".

O carro usava o XK 120 da XK120, um quadro tubular leve projetado por William Heynes e um corpo de alumínio aerodinâmico desenvolvido em conjunto por Heynes, RJ (Bob) Knight e mais tarde Malcolm Sayer. Um total de 53 tipos C foram construídos, 43 dos quais foram vendidos a proprietários privados

Especificação

O motor de dois cilindros em linha reta de 6 litros do XK120, que roda na estrada, produz entre 160 e 180 cv (134 kW).

A versão C-Type foi originalmente ajustada para cerca de 205 bhp (153 kW). Os primeiros C-Types foram equipados com carburadores SU e freios a tambor. C-Types posteriores (meados de 1953) são mais potentes, usando carburadores Weber triplos de duplo afogador e eixos de comando de alta elevação.

Eles também são mais leves e, a partir de meados de 1953, o desempenho de frenagem foi melhorado pelos freios a disco nas quatro rodas.

O quadro leve, multipubular e triangular foi projetado por William Heynes. Heynes, Knight e Sayer juntos desenvolveram o corpo aerodinâmico.

Feito de alumínio no estilo barchetta, é desprovido de itens como carpetes, equipamentos de clima e maçanetas externas. De acordo com a Jaguar Heritage Registry, os carros foram produzidos entre maio de 1952, começando com XKC001 e terminando em agosto de 1953 com XK054. O corpo da liga original foi marcado com o prefixo K (por exemplo, K1037).

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Cultura

Saúde

Sociedade

Tecnologia

Motores

Tecnologia