Há 573 anos, por carta de D. Afonso V, então com 17 anos de idade, é confirmada da concessão da licença a seu tio, Infante D. Henrique para povoar as sete ilhas dos Açores.
Esta carta de 1449 combina com outra datada de 1439, A redação de ambas não difere na substância, diferindo apenas nas datas, nos lugares onde foram passadas e nos encerramentos. Esta segunda, ainda que não o declare, é evidentemente de confirmação da anterior, que foi passada ainda na menoridade do rei. A carta de 1449 é já dada pelo rei na sua maioridade e quando assumia todo exercício independente da autoridade real.
Excerto da Carta:
«Dom Afonso [...] a quantos esta carta virem fazemos saber que o infante D. Henrique meu muito prezado e amado tio nos enviou dizer que ele mandara lançar ovelhas nas sete ilhas dos Açores, e que se nos aprouvesse que as mandaria povoar. E porém mandamos aos nossos vedores da fazenda, corregedores, juízes, justiças e a outras quaisquer que isto virem que as deixem povoar e lhe não ponham sobre ele embargo [...]. Dada em Santarém 10 dias de março […] 1449»
In Ernesto do Canto, Archivo dos Açores, vol. I, pp. 7 e 8, Ponta Delgada, Typ. do Archivo dos Açores, 1878.
PUB