Nasceu, D. Frei Alexandre, na ilha do Faial, no dia 23 de maio de 1736, onde recebeu a primeira educação, partindo para a capital; e, depois de alguns estudos na Universidade de Coimbra, 1759, entrou na vida regular tomando o hábito, no convento de Brancanes, a 11 de junho de 1761. Missionou com tão grande zelo e reputação, adquiriu tais créditos de homem de ciência e virtudes, que cedo foi elevado a sócio da Real Academia de Lisboa.
 
Foi eleito bispo da Malaca em 1781; e desta diocese transferido para a de Luanda, onde esteve quatro anos; e em 7 de janeiro de 1812 foi apresentado bispo de Angra, onde viveu em companhia de seu sobrinho o poeta Almeida Garrett, que da Terceira saiu com 15 anos de idade para cursar a Universidade de Coimbra.
 
Estando D. Frei Alexandre em Brancanes, quando da invasão francesa, Junot lhe enviou, por dois ajudantes de campo, um ofício intimando-o a que viesse a Lisboa para ir a França, na comissão que ali ia a pedir rei para Portugal. Frei Alexandre respondeu altivamente, devolvendo o ofício sem o abrir, que «o tornassem a levar a seu amo, porque só reconhecia o príncipe regente D. João e que mais dois ou três anos era o que podia viver e que desse tempo faria gostoso sacrifício à Pátria».
 
Morreu em 23 de abril de 1818 e está sepultado na igreja de Santo António dos Capuchos, na Terceira, convento onde o sobrinho se aquartelou em 1828, como voluntário da rainha D. Maria II.
In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 138, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.
Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS