De 07 a 09 de junho está de regresso a Biofeira à Praia da Vitória, em concreto na Zona na Paul, onde se pretende dar a conhecer à população todas as envolventes da produção biológica, de um ponto de vista do produtor e do consumidor.

A VI edição deste evento, organizado pela Cooperativa Bioazórica, em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e Governo dos Açores (através da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores), conta com várias palestras, showcookings, visitas aos locais de produção, atividades físicas, birdwatching, atuações musicais e atividades infantis.
Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, considera “fundamental apoiarmos e promovermos o desenvolvimento da Agricultura Biológica na Região Autónoma dos Açores”, pelo que diz reconhecer a Biofeira “como uma mais-valia para o Concelho da Praia da Vitória e para os produtores biológicos, visto que a diversidade de produtos e as novas valências da utilização dos produtos, nomeadamente, ao nível da sua preparação, confeção e vertentes de consumo permitem um valor acrescentado ao que é produzido na agricultura biológica”.
Assim, concluiu o Autarca praiense, "esta iniciativa, organizada pela Bioazórica, com o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Governo Regional, tem vindo a assumir um papel de destaque na ilha Terceira pelo seu caráter inovador e de excelência, sendo uma oportunidade de reunir, no mesmo espaço, vários especialistas, assim como, uma diversidade de produtos de origem biológica, o que tem permitido aprofundar o conhecimento, a partilha de experiências e a diversidade de produtos existentes”.
A VI Biofeira abre portas na próxima sexta-feira, dia 7 de junho, às 17h30, com stands de artesanato e venda de produtos biológicos, assim como espaço para a restauração. Às 18h30, decorrerá a palestra subordinada ao tema “Conheço o meu corpo, escolho o meu alimento!”, moderado por Avelino Ormonde, onde Karen Pettifer abordará a “densidade calórica” e “onde encontrar a proteína”, sendo que a Alda Freitas caberá a responsabilidade de falar sobre a “alimentação sem glúten”. No final, haverá um debate com todos os intervenientes. Pelas 21h00 haverá uma mega aula de Zumba com os instrutores Tarcísio Pacheco, Carolina Câmara, Marina Fernandes, Sandra Coelho e Alexandra Vieira.

Já no sábado, dia 8, a abertura da feira será pelas 10h00, seguindo-se quinze minutos depois, a Masterclass de Nirvana Fitness – Breathing Fitness to Music, em conjunto com a Essenz Body & Mind Studio. Às 10h30 haverá visita à unidade de produção de mel do operador João Ávila (sujeita a inscrição prévia). Simultaneamente estará a decorrer uma atividade de Birdwatching, promovida pelo Projeto LIFE CWR, mesmo nas imediações da Biofeira, no Paul da Praia da Vitória. Pelas 11h00 estará disponível um rastreio de enfermagem, organizado pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira.

 


Pelas 15h00 abre o espaço infantil com insufláveis. A sessão de palestra, intitulada “A importância da fruticultura em MPB nos Açores”, terá início pelas 16h00, e conta com a participação do Prof. Paulo Borges (moderador); Moniz da Ponte, com uma intervenção sobre as “Variedades tradicionais, desafios e potencial”; Catarina Joaquim, com a sua abordagem sobre “Boas práticas e controle biológico”; e César Medeiros, sobre “Abelhas prestadoras de serviços – polinização”. No final haverá um debate. Às 17h00, decorrerão várias atividades para as crianças com “O Gu e a Tita”. Pelas 19h00, inicia-se o showcooking com o Chef. Raúl Sousa, da Escola Profissional da Praia da Vitória. A atuação musical da noite está a cargo de Francisco Ourique, agendada para as 20h30.

No domingo, dia 9, a abertura será novamente às 10h00. Às 10h15 haverá uma atividade física com Nuno Moreira. Às 10h30 realiza-se uma visita à unidade de produção de mel do operador João Ávila (sujeita a inscrição prévia). Sara Loureiro (de happylifeinthekitchen.blogspot.com) promove ainda um showcooking às 11h00. Pelas 15h00, está prevista a abertura do espaço infantil, com insufláveis, registando-se ainda uma atuação da artista Cacau e uma atividade para as crianças com “O Gu e a Tita”.

Às 17h00, dar-se-á início à sessão de palestras, subordinada à temática “Novos Mercados, Novos Produtos, Novos Consumidores”, moderada por Francisco Valadão, e conta com os oradores Mónica Cymbron, João Cunha e Mancebo Soares, com abordagens sobre o “Perfil do Consumidor”, “Desafios e potencial da Produção em AB” e “Projeto Bio de leite e laticínios”, respetivamente. No final das intervenções, decorrerá um debate. O encerramento da VI Biofeira está previsto para as 20h00.

 

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS