Quatro carros alegóricos e 41 figurantes  Interpretam “As Lendas da Maresia”

Quatro carros alegóricos, 41 figurantes são as peças centrais do cortejo de abertura das Festas da Praia subordinado ao tema “As Lendas da Maresia”, cujo início está agendado para o próximo sábado, 03 de agosto, a partir das 22h00.

Carlos Armando Costa, Vice-presidente do Município e responsável pela Cooperativa Praia Cultural, entidade organizadora das festividades, salienta “o extraordinário trabalho realizado pela equipa liderada por Madalena Pereira, a Diretora Artística das Festas Praia 2019, que, tal como esperado, quando a convidamos para desempenhar estas funções, vai garantir a todos os que assistirem, um cortejo que é imagem de marca das Festas, mas com muita renovação e inovação”.

No próximo sábado, a partir das 22h00, no percurso entre o Largo da Luz e a Av. Álvaro Martins Homem, vão passar quatro carros alegóricos que pretendem ilustrar “As Portas do Mar” da Praia da Vitória, mostrar “Os Seres Marinhos” deste mar que nos banha e mergulhar na fantasia das “Lendas da Maresia”, com os carros “Diabretes do Mar” e “Sereia Encantada”.

“As lendas são narrativas fantasiosas, transmitidas pelos nossos antepassados, combinando relatos reais e históricos com o produto da nossa imaginação. Ora, as Lendas da Maresia foram a inspiração para estas festas e, assim, o cortejo de abertura vai revelar o mar como o ponto fulcral de tudo”, disse Madalena Pereira, após uma visita ao recinto onde estão a ser executados os elementos alegóricos.

Por entre os carros, desfilarão um conjunto de figurantes (coreografados por Diana Fernandes, vestidos por Marta Meneses, orientados artisticamente por Rita Borges e Madalena Pereira) que realizarão quadros figurativos sobre o “Rei dos Mares”, as “Ilhas que Encantam”, “Gaivotas de Mar e Terra” e “Águas Vivas Graciosas”.

Sem destapar muito o véu, Madalena Pereira explica que “o primeiro carro simboliza o mar da Praia, como porta de entrada e de saída de todos os que nos visitam, de todos os que embarcaram em busca de um futuro promissor e dos nossos jovens que, todos os anos, o ultrapassam para irem estudar”. No segundo carro, prossegue, “dar-se-á uma imagem do fundo dos mares dos Açores, onde abundam seres de cores garridas e formas exuberantes”.

Já o terceiro elemento a desfilar vai “retratar a Lenda dos Diabretes ou a Noite dos Carianos, lendas comuns a várias ilhas, principalmente Terceira e São Jorge”. Por fim, o último dos quatro carros alegóricos que compõem o Cortejo de Abertura das Festas Praia 2019, “revela um misto de seres que representam todas as lutas dolorosas, mas com final de reconhecimento pelo esforço de quem sempre travou forças com o mar”.
No dia do desfile serão distribuídos pelos presentes nas ruas da cidade um desdobrável que explicará de forma concisa o que cada um dos elementos do desfile quer significar.

A equipa artística

A seu cargo, a diretora artística das festividades tem a coordenação geral e o projeto artístico, sendo, portanto, responsável pela definição da temática que dará corpo ao Cortejo de Abertura, à Marcha Oficial, tendo ainda competências ao nível do Cortejo Infantil, que vai acontecer na sexta-feira, dia 09 de agosto, nas Festas da Praia 2019.

Madalena Pereira lidera uma equipa que conta com Rita Borges (orientação artística), Juvenal Castro (projeto das estruturas alegóricas), Marta Meneses (projeto artístico e figurinos), Evandro Machado (música), Diana Fernandes (coreografia), Roberto Sousa e Jaime Eloy (coordenação do cortejo) e Laureano Lopes, Paulo Pereira, Mário Leal, António Silveira, Abílio Raimundo, Marco Ázera, Marco Afonso, Érico Espínola e Adalberto Couto (execução das estruturas alegóricas e decorativas).

A somar a toda esta equipa existem outros parceiros que colaboram na confeção dos figurantes e carros alegóricos, nomeadamente o ETIS, Esmeralda Aguiar, Cria Events, Odília Linhares, Aldosinda Correia e Ana Paula Costa, já para não falar nos cuidados com os cabelos e maquilhagem (Graça Borges, Jorge Oliveira, Verónica Marques, Andreia Meneses, Catarina Rocha e Cátia Graxinha).
A toda a equipa somam-se ainda, no apoio logístico, Carlos Oliveira e Vítor Hugo Costa.

Para o Cortejo Infantil, Madalena Pereira contou ainda com a colaboração de Pedro Lopes, um jovem da Praia e pela equipa constituída por: Adalberto Couto, Valter Silva, Tiago Gorgita, João Pereira, Rui Monteiro, Maria de Lurdes Pacheco, Eduardo Brasil e na orientação execução artística, João Mendonça e Abel Mendonça.

Por fim, referência para a Marcha Oficial que contará com 34 pares marchantes, que entoarão a letra de Isabel Rodrigues ao som da música de Evandro Machado e cuja coreografia esteve a cargo de António Avelino Borges. A coordenação esteve a cargo da Taciana Rocha.

Horário de funcionamento
do Secretariado das Festas Praia 2019

O Secretariado das Festas Praia 2019 já entrou em funcionamento, no passado dia 29 de julho, no rés-do-chão do edifício popularmente conhecido como “casa do Dr. Eugénio”, na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
O Secretariado funcionará entre 29 de julho e 01 de agosto no horário entre as 10h00 e as 18h00, sem interrupção. Já no período em que decorrem as festas, de 02 a 11 de agosto, o Secretariado funcionará entre as 13h00 e as 00h00.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS