O Governo Regional dos Açores vai encerrar na quarta-feira as escolas das ilhas dos grupos Central e Ocidental, devido à passagem do furacão “Lorenzo”, estando ainda em aberto a possibilidade de encerrar serviços da administração pública.

“Em função do que se prevê que aconteça, o Governo Regional decidiu encerrar escolas, creches, jardins de infância, centros de atividades ocupacionais, centros de dia, quer na componente de educação, quer na componente ligada à solidariedade social, na quarta-feira”, adiantou o presidente do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

O Governo Regional está ainda a “avaliar” a possibilidade de “encerrar serviços da administração regional que não sejam essenciais”, mas a decisão ainda “não está tomada”.

“Há dados que estão a chegar quanto a tudo aquilo que vamos enfrentar e da atualização desses dados dependerá essa decisão que será tomada atempadamente”, disse Vasco Cordeiro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje as ilhas dos grupos Ocidental e Central sob aviso vermelho, o mais elevado dos avisos meteorológicos, que representa uma situação meteorológica de risco extremo.

O aviso vermelho para as Flores e Corvo (grupo Ocidental), referente à agitação marítima, vai vigorar entre as 00:00 e as 12:00 de quarta-feira, tendo em conta as previsões de ondas de 10 a 15 metros de altura, podendo a altura máxima atingir os 25 metros.

Estas duas ilhas estarão também sob aviso vermelho devido ao vento no período entre as 00:00 e as 12:00 de quarta-feira, com previsões de rajadas máximas de 190 quilómetros por hora e uma probabilidade de 40% de rajadas superiores a 200 quilómetros por hora.

Para o grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) o aviso vermelho referente à agitação marítima estará em vigor entre as 06:00 e as 15:00 de quarta-feira, período em que são esperadas ondas de nove a 12 metros de altura, podendo a altura máxima atingir 22 metros.

Há ainda para este grupo um aviso vermelho relativo ao vento, entre as 03:00 e as 12:00 de quarta-feira, com previsão de rajada máxima de 160 quilómetros por hora.

O IPMA emitiu ainda avisos amarelo e laranja para as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

O furacão “Lorenzo”, que passou hoje à categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, encontrava-se de manhã a aproximadamente 1.800 quilómetros a sudoeste dos Açores, mas está prevista uma “diminuição da intensidade nos próximos dias”.

A escala de Saffir-Simpson mede a intensidade dos furacões entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível mais intenso.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS