O Vice-Presidente do Governo anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, um conjunto de medidas de apoio para a transformação digital das empresas açorianas, como a criação de uma plataforma de empresas que prestam serviço nessa área, um apoio financeiro de 10 mil euros e o selo de garantia de qualidade 'Empresa Digital Açores'.

Sérgio Ávila, que falava na abertura da sessão de promoção da 'Empresa Digital Açores', disse ser “fundamental que as empresas estejam no digital e que sejam tecnológicas no que respeita à sua gestão interna ou, particularmente, à forma como interagem com os seus clientes e com os seus fornecedores”.

O titular da pasta da Competitividade Empresarial destacou quatro vetores de apoio, começando pela criação de um mercado efetivo na Região, composto por empresas prestadoras de serviços na área digital e tecnológica, que prestem serviços de melhoria de qualidade a outras empresas açorianas.

“Criámos a plataforma digital, que já conta com 260 empresas açorianas que estão disponíveis para prestar serviços na área tecnológica, assim como concebemos um apoio acumulativo, designado de 'Vale Digital', que dá um apoio de 10 mil euros a cada empresa açoriana que queira apostar e fazer a sua transformação digital”, frisou.

Segundo Sérgio Ávila, esse valor será aplicado na “contratação dos serviços das empresas que estão integradas na plataforma, criando, por esta via, um efeito multiplicador e um benefício para as empresas que prestam o serviço e para as empresas que queiram beneficiar desse serviço”.

“A adesão ao Vale tem sido muito significativa, já tem 80 candidaturas aprovadas e investimento disponibilizado no valor de 750 mil euros, mas esperamos que muitas mais empresas adiram beneficiem desse apoio”, afirmou o Vice-Presidente.

Apesar desta adesão bastante significativa, Sérgio Ávila considerou que “há muitas mais empresas nos Açores que não conhecem esta medida e que podem ter esse contributo para melhorar a sua promoção, em termos de rede na Internet, assim como a sua própria transformação interna ou até a forma como comunica e disponibiliza os seus serviços e os seus produtos”.

O Vice-Presidente do Governo destacou ainda a criação da distinção 'Empresa Digital Açores', para a qual foram já selecionadas 40 empresas.

“Esta é um selo de garantia da qualidade digital dessas empresas que pretendemos alargar ao máximo de empresas açorianas que se queiram candidatar e que vejam aprovadas as suas boas práticas digitais e tecnológicas”, salientou.

O último vetor diz respeito à formação, através da implementação de um conjunto de workshops de acesso aos gestores de topo das empresas açorianas para qualificar os seus níveis máximos de gestão, financiado em 85 por cento pelo Governo dos Açores.

“Consideramos ser essencial, neste mundo cada vez mais competitivo, que também os gestores de topo das empresas tenham acesso à reflexão e à formação sobre a evolução das principais tendências mundiais a nível de consumo, dos meios de contacto dos clientes e de gestão”, afirmou Sérgio Ávila.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS