Se acha que sabe tudo sobre o Facebook, não tenha tanta certeza. Há funcionalidades escondidas que o vão surpreender. Saiba quais.

Por mais intuitivo que seja, o Facebook “esconde” várias funções que, a fim e ao cabo, podem tornar-se muito úteis para a maior parte dos utilizadores. Fique a conhecer algumas das funcionalidades escondidas.

1. A caixa de mensagens oculta
Quando abre o Messenger, prepara-se para dar resposta às mensagens que tem por ler, certo? Aliás, diríamos que não conheces outra caixa de mensagens para além dessa…

Mas a verdade é que há mais um separador de conversas que aloja os seus pedidos de mensagem, também conhecidos como “Message Requests“. É neste que se encontram as mensagens enviadas por pessoas que não são suas amigas na rede social.

A verdade é que, no Facebook, não é preciso ser amigo de alguém para lhe poder enviar uma mensagem, mas é necessário que essa pessoa aceite o seu pedido de mensagem. Esta atento, porque esta aba encontra-se do lado direito da caixa de mensagens normal.

2. Os pedidos de amizade que nunca foram aceites
De certeza que tem um ou outro pedido perdido pelo Facebook… E a verdade é que a plataforma guarda todo esse histórico desde o dia em que criou uma conta. Por isso, pode ver quem é que nunca aceitou o seu pedido de amizade.

Para isso, basta clicar no ícone (duas pessoas) dos “Pedidos de amizade” que encontra no menu superior, do lado direito. Carregue em “Ver tudo” no final da janela que surge e, depois, em “Ver pedidos enviados”.

3. Os acessos indevidos à conta
Uma das funcionalidades do Facebook que talvez desconheça é esta, que permite saber se há alguém a aceder à sua conta sem a devida autorização. Falamos, por isso, de uma ferramenta muito útil em termos de segurança e privacidade.

O ARTIGO CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Para confirmar essa informação, acedas às Definições (através da seta invertida que encontra no canto superior direito). No menu do lado esquerdo, entre em “Segurança e início de sessão”, onde irá surgir toda a informação relacionada.

No separador “Onde tens sessão iniciada”, vai encontrar todos os dispositivos usados para aceder à sua conta do Facebook. Reconhece todos? Se sim, não temo com que se preocupar.

Se não, localize o dispositivo que não conhece e, nos 3 pontos verticais que aparecem do lado direito, clique em “Não és tu?” e siga as indicações do Facebook.

4. As publicações que (nem) todos precisam de ver
Sabia que pode fazer posts apenas para um grupo restrito de amigos, sem que os restantes saibam? Seja por que motivo for, a verdade é que pode filtrar o público que visualiza as suas publicações.

Se, em algum momento, não quiser que uma ou mais pessoas vem o post que está prestes a fazer, só tem de definir uma lista restrita com esses nomes antes da publicação.

Para isso, carregue em “Quem pode ver isto?” no separador inferior da caixa de publicação. Selecione “Amigos restritos” ou “Personalizar” para definir quem pode, e quem não pode, ver a sua próxima publicação.

Publicidade no Messenger pode estar para breve
5. As ligações que pode guardar
Esta é uma das funcionalidades do Facebook que a maior parte das pessoas desconhece. Sabia que, tudo o que surge no seu mural, pode ser guardado num separador privado? Se a resposta é não, agora ficou a saber que é possível.

Se encontrou uma notícia, uma oportunidade de emprego, uma receita ou apenas um vídeo engraçado para ver mais tarde, pode carregar nos 3 pontos horizontais da publicação em questão e selecionar “Guardar vídeo/ligação”.

O ARTIGO CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
6. O tempo que passa no Facebook
A par de outras redes sociais, o Facebook decidiu criar uma ferramenta que lhe permite saber quanto tempo passa por dia ou mês na plataforma. Vá preparado, porque é provável que os números assustem.

Para saber quanto tempo passa no Facebook, tem de usar a aplicação num dispositivo móvel. Depois, carrega no menu (3 linhas horizontais), “Definições e Privacidade” e “O tempo que passaste no Facebook”.

7. O backup que nunca soube que existia
Porque os backups não são só para os telemóveis e computadores, não concorda? Pode fazer o download de toda a sua informação e histórico na rede social através desta funcionalidade.

Para isso, aceda às Definições e, no menu do lado esquerdo, carregue em “As tuas informações do Facebook”. Depois, selecione a opção “Descarregar as tuas informações” para ficar com toda a informação do seu lado.

8. A decisão sobre o que vai acontecer à sua conta depois de morrer
Parece mentira, mas não é. Esta é uma das funcionalidades do Facebook que talvez desconheça e, de facto, é uma das mais recentes. Esta ferramenta encontra-se nas Definições, no menu “Geral”.

Clique em “Definições de homenagem” para decidir o que acontece à sua conta depois de falecer. Neste sentido, também pode ativar esta ferramenta para proibir pedidos de amizade de pessoas que já tenham falecido.

9. A autenticação de dois fatores
Esta é uma opção muito útil a nível de segurança, que está presente na maior parte das aplicações hoje em dia. A autenticação de dois fatores ativa uma segunda opção de segurança no caso de aceder à conta num dispositivo novo.

O que essa ferramenta faz é exigir a apresentação de um código aleatório, que deve gerar em aplicações como o Google Authenticator. Para a ativar, aceda às Definições e clique em “Segurança e início de sessão” no menu à esquerda.

O ARTIGO CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
10. A publicidade que (não) quer ver
Uma das funcionalidades que o Facebook oferece é a possibilidade de filtrar a publicidade que aparece na plataforma de acordo com as suas preferências. Para isso, aceda às Definições e carregue em “Anúncios”, no menu do lado esquerdo.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS