Melhor mobilidade na cidade da Praia da Vitória, particularmente para o transporte escolar e para quem trabalha no centro urbano, assim como, para o transporte turístico entre o aeroporto e a urbe. São estas as principais vantagens do Praia da Vitória Bus, a nova rota de minibus na cidade, inaugurada esta segunda-feira, 16 de setembro, pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Em declarações aos jornalistas na inauguração da rota, o autarca praiense explicou tratar-se de uma medida há muito reivindicada pela população, particularmente nas áreas limítrofes do centro urbano, à qual se agrega uma alternativa para os turistas que chegam ao aeroporto das Lajes e pretendem aceder ao centro da cidade. O autarca salientou ainda, tratar-se da implementação de uma medida no âmbito da Agenda para a Educação do Futuro, apresentada nas celebrações dos 38 anos de elevação da Praia da Vitória a Cidade, no passado mês de junho.

“A rota permite uma nova alternativa à mobilidade para a cidade. Garante uma resposta aos alunos residentes nas áreas circundantes às escolas Vitorino Nemésio e Básica Integrada da Praia da Vitória, não abrangidos pelo transporte regular. O estabelecimento de uma ligação entre o aeroporto e o centro da cidade surge como solução para os turistas que nos visitam, o que, em certa medida, significa também um contributo para os serviços turísticos existentes na cidade”, argumenta Tibério Dinis.

O edil praiense reforça ainda que esta medida pretende “simultaneamente aproveitar a eficiência dos recursos financeiros empregues, seguindo uma lógica em que o mesmo serviço concretiza vários objetivos”, até porque à semelhança de outras cidades que têm aeroporto nas suas proximidades “procura-se que esta medida seja uma mais-valia do ponto de vista competitivo da cidade em termos da sua hotelaria”, aumentando os fluxos de pessoas no centro da cidade.

“Até 31 de dezembro, a Câmara Municipal da Praia da Vitória estará em avaliação permanente deste serviço tendo como critérios a sua frequência, paragens e recetividade da população. Estamos a falar de um único autocarro que irá fazer um percurso de aproximadamente 50 minutos, onde poderão surgir horários que necessitem de algum reforço e de outros que não se verifique tal necessidade”, sublinhou Tibério Dinis.

O “Praia da Vitória Bus” funcionará nos dias úteis, das 7h30 às 18h30 (horário da última saída do aeroporto), através da aquisição de um passe mensal, que tem um custo de aquisição de 5 euros.

“Com 5 euros mensais consegue-se, todos os meses, viagens ilimitadas. Durante este mês de setembro, o passe e a circulação é gratuita, para os cidadãos que obtenham o passe”, adianta Tibério Dinis.

 

 

Os passes podem ser adquiridos nas instalações da empresa EVT, na Praia da Vitória ou em Angra do Heroísmo. O passe, pode ser carregado a bordo do minibus ou nas instalações da empresa, com aplicação do tarifário a partir do mês de outubro.

Paralelamente à aquisição ou carregamento dos passes mensais, o circuito “Praia da Vitória Bus” poderá ser utilizado através da aquisição de um bilhete unitário por viagem, com um custo de 1 euro, no percurso Aeroporto-Praia da Vitória e vice-versa, e de 0,50 cêntimos, no percurso a partir da Urbanização de Nossa Senhora de Fátima e vice-versa.

“Este preço é passível de ser revisto, dada a estratégia da Câmara Municipal da Praia da Vitória passar por se encarar o minibus como um objeto social de utilização frequente”, adianta o edil praiense.

Questionado sobre o equilíbrio de mercado com os táxis, perante a possível concorrência do “Praia da Vitória Bus”, o presidente da autarquia praiense afirma que esta questão estará em “avaliação permanente” de modo a que não se crie um “desajuste no mercado dos transportes”, sublinhando ainda que estes serviços servem necessidades diferentes devido ao facto do autocarro não estar equipado para o transporte de bagagem e também devido à questão da frequência horária do mesmo. “O objetivo é melhorar a mobilidade e não criar dificuldades a ninguém ou ao setor”, concluiu o presidente da autarquia praiense.

 

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS