O Quadro Comunitário de Apoio que se vai prolongar até 2020 trouxe à Região Autónoma dos Açores a possibilidade de estruturar um conjunto vasto de incentivos à atividade económica, às empresas, empresários e empreendedores.

O Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial, Competir +, é o principal instrumento da nova política de incentivos ao investimento privado para o período 2014-2020.

A nova política de incentivos ao investimento privado pretende promover o desenvolvimento sustentável da economia regional, reforçar a competitividade das empresas açorianas, promover o alargamento da base económica de exportação, estimular a produção de bens e serviços transacionáveis e de caráter inovador, aproveitar o conhecimento para valorizar e diferenciar recursos, estimular a cooperação entre empresas, associações empresariais, municípios e entidades do Sistema Científico e Tecnológico Regional, e incentivar o planeamento integrado, o aproveitamento de sinergias, o desenvolvimento de economias de escala e a defesa de interesses económicos comuns.

A política de incentivos, para o período 2014-2020, atuará, principalmente, a três níveis:
1. Aumento da produtividade e do valor dos projetos de investimento, dando maior ênfase à componente de “melhor investimento”, quando comparada com “mais investimento”, assim como ao posicionamento da atividade empresarial nos mercados concorrenciais;
2. Desenvolvimento dos fatores competitivos associados ao conhecimento, à cultura e à criatividade, por via da inovação;
3. Intensificação da participação das empresas regionais na globalização, reafetando recursos em direção à produção de bens e serviços transacionáveis e reequilibrando ameaças e oportunidades.

Saiba Mais AQUI

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Cultura

Saúde

Sociedade

Tecnologia

Motores

Tecnologia