A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, decidiu alterar o caderno venatório 2019/2020 na ilha Terceira, permitindo a caça ao Pombo-das-Rochas todos os dias da semana, para minimizar os impactos desta espécie na agricultura.

A portaria hoje publicada em Jornal Oficial, que produz efeitos a partir de 1 de setembro, aumenta o número de dias de caça ao Pombo-das-Rochas de quatro para sete dias por semana, mantendo, contudo, o mesmo número de peças que cada caçador pode caçar, ou seja, 50 pombos.

O Governo Regional justifica esta decisão com o facto desta espécie estar a prejudicar os agricultores terceirenses e as suas culturas, pelo que importava tomar medidas mitigadoras.

Deste modo, a portaria hoje publicada retifica a portaria de 25 de junho, referente ao calendário venatório para a ilha Terceira entre 2019/2020.

Os calendários venatórios para as diferentes ilhas açorianas resultam da auscultação realizada aos parceiros do setor, refletindo o consenso que foi alcançado entre todas as partes envolvidas neste processo.

O Governo dos Açores tem como principal objetivo garantir que a gestão dos recursos cinegéticos seja feita de uma forma sustentável, no respeito pelos princípios da conservação da natureza e do equilíbrio biológico e em articulação com as restantes formas de exploração da terra.

A gestão dos recursos, além de se basear em estudos sobre a biologia e ecologia das espécies cinegéticas da Região e nos resultados de programas de monitorização de longa duração, que têm permitido perceber as variações na abundância das suas populações, também tem em consideração a consulta das organizações de caçadores, agricultores, produtores florestais e de defesa do ambiente, assim como o resultado de inquéritos de opinião realizados aos caçadores durante as jornadas de caça.

 

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS