A Câmara Municipal da Praia da Vitória garantiu a autorização das autoridades de saúde para a produção de máscaras sociais de proteção individual, a distribuir gratuitamente pela população do Concelho, após validação e testes pela Delegada de Saúde da Praia da Vitória.

O presidente da autarquia adianta que a produção – a cargo de uma empresa com sede na Praia da Vitória, as Modelinas Tecidos – tem vindo a ser desenvolvida há vários dias, para que a distribuição das máscaras à população tenha início a 04 de maio.

“Primeiro articulamos com a empresa produtora a forma e o modo de confeção, assim como a respetiva linha de produção. Depois, avançamos com as diligências junto das autoridades de saúde, nomeadamente a Delegada de Saúde da Praia da Vitória, no sentido de garantirmos os devidos procedimentos para esta ação. Entendemos que esta medida é mais um valioso contributo para a proteção de todos. A distribuição vai efetuar-se em articulação com as Juntas de Freguesia, num trabalho conjunto que tem caracterizado o esforço de todos para ultrapassarmos esta situação”, explica Tibério Dinis.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, este material não substitui as máscaras cirúrgicas, mas é um complemento às medidas de proteção e higienização recomendadas pela Autoridade de Saúde.

A distribuição iniciar-se-á pelas pessoas com mais de 65 anos e pelas pessoas com doenças crónicas. Depois será alargada a toda a população do Concelho.

Cada máscara será acompanhada por um folheto que explica a forma de usar, os procedimentos de lavagem e as advertências a ter em conta.

Nesse ponto, o folheto ressalva: a máscara não é um dispositivo médico e não cumpre o regulamento das máscaras cirúrgicas, nem dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s); é reutilizável após as lavagens adequadas; pode ser utilizada como máscara de contenção para evitar/conter a projeção de partículas; e o seu uso só é considerado eficaz quando combinado com uma lavagem a cada utilização da máscara e com a higienização adequada das mãos.


Agradecimento à Força Aérea Portuguesa

O executivo municipal sublinha ainda o apoio da Força Aérea Portuguesa, que hoje, sexta-feira, procedeu ao transporte dos materiais necessários para a confeção das máscaras, considerando que a matéria-prima necessária para a continuidade da produção já se encontrava esgotada na Ilha Terceira.

O Presidente da Autarquia praiense expressou ainda, “um especial agradecimento ao Comandante da Zona Aérea dos Açores, Brigadeiro General João Pereira, pela pronta disponibilidade manifestada para colaborar com a Câmara Municipal no transporte do material necessário à produção das máscaras sociais”. Frisando que “trata-se de mais um exemplo da excelente cooperação que existe entre as entidades em prol do serviço da nossa comunidade”.

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS