O Mercedes-Benz W 113 é um roadster / coupé de dois lugares, apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1963 e produzido de 1963 a 1971. Substituiu o 300 SL (W 198) e o 190 SL (W 121 BII). Dos 48.912 W 113 SLs produzidos, 19.440 foram vendidos nos EUA.

O W 113 SL foi desenvolvido sob os auspícios do diretor técnico da Mercedes-Benz Fritz Nallinger, engenheiro-chefe Rudolf Uhlenhaut e chefe da Styling Friedrich Geiger. Os designers principais foram Paul Bracq e Béla Barényi, que criaram seu hardtop patenteado, ligeiramente côncavo, que inspirou o apelido "Pagoda".

Todos os modelos foram equipados com um motor de seis cilindros em linha com injeção de combustível multiponto. O capô, a tampa do porta-malas, as tampas das portas e a tampa do tonneau foram feitos de alumínio para reduzir o peso. O chassi comparativamente curto e largo, combinado com uma suspensão excelente, freios poderosos e pneus radiais deram o W 113 manipulação soberba para seu tempo. [Carece de fontes] O estilo da frente, com seus faróis de fishbowl Bosch verticais característicos e cromo simples A grade, dominada pela grande estrela de três pontas no painel do nariz, homenageou o roadster 300 SL.

Os W 113 SLs eram tipicamente configurados como um "Coupe / Roadster" com um soft-top e um hardtop removível opcional. A 2 + 2 foi introduzida com o 250 SL "California Coupe", que tinha um banco traseiro rebatível em vez do soft-top.

Em 1955, o Diretor Técnico da Mercedes-Benz Prof. Fritz Nallinger e sua equipe não tinham ilusões quanto à falta de desempenho do 190 SL, enquanto o alto preço do lendário supercarro 300 SL manteve-o indefinido para todos, menos para os compradores mais ricos. Assim, a Mercedes-Benz começou a desenvolver o 190 SL em uma nova plataforma, o modelo de código W127, com um motor inline-six de 2.2 litros com injeção de combustível de seis cilindros, internamente denotado como 220SL. Encorajado pelos resultados positivos dos testes, Nallinger propôs que o 220SL fosse colocado no programa da Mercedes-Benz, com a produção começando em julho de 1957.

No entanto, enquanto as dificuldades técnicas continuavam adiando o início da produção do W127, a nova plataforma S-Class W 112 apresentou uma nova tecnologia de fabricação de carroceria. Assim, em 1960, Nallinger acabou propondo desenvolver um projeto totalmente novo de 220SL, baseado na plataforma de sedan W 111 da "fintail", com seu chassi encurtado em 30 cm (11,8 pol), e a tecnologia da W 112. Isso levou à W 113 plataforma, com um motor inline-seis de 2.3 litros M127 combustível-injetado melhorado e o teto de capota rígida "pagoda" distintivo, designado como 230 SL. [3]

O 230 SL estreou no Salão Automóvel de Genebra em Março de 1963, onde Nallinger o apresentou da seguinte forma: "O nosso objectivo era criar um carro desportivo muito seguro e rápido com elevado desempenho que, apesar das suas características desportivas, grau de conforto de viagem ". 

Super-Leicht ou Sport-Leicht

A Mercedes-Benz não anunciou o significado da abreviação "SL" quando o carro foi introduzido.

Leicht é "fácil" como um advérbio ou "leve" como um adjetivo em alemão. Definindo um carro, tem que significar "Luz".

Muitas vezes assume-se que as letras representam Sport Leicht. Uma revista de carros em 2012 declarou que a abreviação "SL" - "securitizada e assinada pessoalmente por Rudolf Uhlenhaut" significava Super Leicht. [5] Isto contradiz "Mercedes-Benz 300 SL" de Engelen / Riedner / Seufert, que foi produzido em estreita cooperação com Rudolf Uhlenhaut, mostrando que a sigla significava Sport Leicht-

A Mercedes-Benz usou as duas formas até 2017. Ela foi chamada de Super Super. No site da empresa, chamava-se Sport Leicht até 2017 e depois mudou para Super Leicht. 

Durante muito tempo não ficou claro qual a intenção da empresa no momento em que atribuiu a combinação de letras. Não foi até o início de 2017 que uma descoberta casual no arquivo corporativo esclareceu que a abreviatura SL representava Super-Leicht.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS