O XK140 foi lançado no final de 1954 e vendido como modelo 1955. Mudanças externas que o diferenciavam do XK120 incluíam amortecedores frontais e traseiros mais substanciais com overriders e piscando sinais de direção (operados por um interruptor no painel) acima do pára-choque dianteiro.


A grade permaneceu do mesmo tamanho, mas tornou-se uma unidade de peça única com barras verticais menores e mais largas. O emblema da Jaguar foi incorporado na grade surround. Uma faixa de acabamento cromado corria ao longo do centro do capô (capô) e da tampa da mala (mala). Um emblema na tampa da mala continha as palavras "Vencedor Le Mans 1951-3".

O interior ficou mais confortável para os motoristas mais altos, movendo o motor, o firewall e o painel para a frente para dar mais 76 mm de espaço para as pernas. Duas baterias de 6 volts, uma em cada asa dianteira, foram montadas no Fixed Head Coupe, mas as Drop Heads e a Open Two Seater tinham uma única bateria de 12 volts instalada na asa dianteira do lado do passageiro.

O XK140 foi alimentado pelo motor Jaguar XK de cames de eixo duplo inline-6 ​​de 3,4 litros, com as modificações do equipamento especial do XK120, que aumentaram a potência especificada em 10 bhp a 190 bh (142 kW) bruto a 5500 rpm, como padrão. A cabeça do cilindro do tipo C, transportada do catálogo XK120 e produzindo 210 bhp (157 kW) brutos a 5750 rpm, era um equipamento opcional.

Quando equipado com o cabeçote tipo C, carburadores H8 de 2 polegadas, barras de torção mais pesadas e dois tubos de escape, o carro foi designado XK140 SE no Reino Unido e XK140 MC na América do Norte.

Em 1956, o XK140 tornou-se o primeiro carro esportivo Jaguar a ser oferecido com transmissão automática. Tal como acontece com o XK120, rodas de arame e escapamentos duplos eram opções, com a maioria dos XK140 importados para os Estados Unidos com as rodas opcionais. Carros com as rodas de disco padrão tinham esporas (saias de defesa) sobre a abertura da roda traseira. Especificações de fábrica 6.00 × 16 polegadas crossply pneus ou opcional 185VR16 Pirelli Cinturato CA67 radiais pode ser instalado em rodas sólidas 16 × 5K½ ou rodas de arame 16 × 5K (equipamento especial). [2]

O Roadster (designado OTS - Open Two Seater - nos Estados Unidos) tinha um tampo de lona leve que se escondia atrás dos assentos. O interior foi cortado em couro e couro artificial, incluindo o painel. Como o XK120 Roadster, a versão XK140 tinha cortinas laterais de lona e plástico removível em portas do tipo barchetta de liga leve e uma cobertura de tonneau. Os topos das portas e o painel de escape foram cortados em duas polegadas (50 mm) em comparação com o XK120, para permitir um posicionamento mais moderno [necessário de clarificação] do volante. O ângulo da face frontal das portas (A-Post) foi alterado de 45 graus para 90 graus, para facilitar o acesso. O pára-brisa permaneceu removível.

O Drophead Coupé (DHC) tinha um topo de lona alinhado mais volumoso que abaixou no corpo atrás dos assentos, um pára-brisa fixo integral com o corpo, janelas laterais de corda e um assento traseiro pequeno. Ele também tinha um painel de madeira de nogueira e capas de portas.

O Coupé de Cabeça Fixa (FHC) compartilhava o interno e o banco traseiro do DHC. O protótipo Fixed Head Coupe manteve o perfil do teto da cabeça fixa XK120, com as asas e as portas frontais iguais às da Drophead. Os carros de produção tiveram o teto alongado, o pára-brisa foi colocado mais para frente, as asas frontais mais curtas e as portas mais longas, resultando em uma entrada mais fácil e mais espaço interno e espaço para as pernas.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS