O Ford Cortina é um carro que foi construído pela Ford da Grã-Bretanha em vários aspectos de 1962 a 1982, e foi o carro mais vendido do Reino Unido nos anos 70.

O Cortina foi produzido em cinco gerações (Mark I até Mark V, embora oficialmente o último foi apenas o facelift Cortina 80 do Mk IV) de 1962 até 1982. A partir de 1970, era quase idêntico ao mercado alemão Ford Taunus (sendo construído na mesma plataforma) que originalmente era um modelo de carro diferente. Isso fazia parte de uma tentativa da Ford de unificar suas operações na Europa. Em 1976, quando o Taunus revisado foi lançado, a Cortina era idêntica. O novo Taunus / Cortina usou as portas e alguns painéis do Taunus 1970. Foi substituído em 1982 pela Ford Sierra. Na Ásia e na Australásia, ela foi substituída pela Ford Telstar, baseada no Mazda 626, embora a Ford New Zealand tenha importado kits CKD de fabricação britânica da propriedade da Ford Sierra para montagem local em 1984.

O nome foi inspirado no nome da estância de esqui italiana Cortina d'Ampezzo, local das Olimpíadas de Inverno de 1956. Como um golpe de publicidade, várias Cortinas foram levadas para baixo na corrida de trenó olímpico de Cortina no resort, que foi chamado Cortina Auto-Bobbing.

A segunda encarnação da Cortina foi projetada por Roy Haynes e lançada em 18 de outubro de 1966, quatro anos depois da Cortina original. Ele tinha alguns elementos de estilo em comum com a terceira geração do US Ford Falcon. Embora o lançamento tenha sido acompanhado pelo slogan "Nova Cortina é mais Cortina", o carro, com 168 polegadas (427 cm) de comprimento, foi um pouco mais curto do que antes. Seus 2 ½ polegadas (6.4 cm) de largura extra e painéis laterais curvos forneceram mais espaço interior. Outras melhorias incluíram um círculo de viragem mais pequeno, suspensão mais suave, travões e embraiagem auto-ajustáveis, juntamente com a disponibilidade nos modelos de motores mais pequenos, para o Reino Unido e alguns outros mercados, de um novo motor de 1300 cc com cinco rolamentos.

Uma versão reduzida de 1.200 cc com o motor do Ford Anglia Super também estava disponível para certos mercados, onde o motor de 1.300 cc atraiu uma taxa mais alta de impostos. Os motores de 1.500 cc foram inicialmente transferidos, mas foram descontinuados em julho de 1967, quando um novo motor estava a caminho. Um mês depois, em agosto, o 1300 recebeu um novo projeto de cabeçote de cilindro de fluxo cruzado, tornando-o mais eficiente, enquanto um 1600 de fluxo cruzado substituiu o 1500. Os novos modelos carregavam designações adicionais "1300" ou "1600" na traseira. A Cortina Lotus continuou com seu próprio motor exclusivo, embora para esta geração tenha sido construída internamente pela própria Ford.

O Cortina foi o carro novo mais popular da Grã-Bretanha em 1967, atingindo o objetivo que a Ford estava tentando alcançar desde que começou a criar o Cortina original em 1962. Isso interrompeu o longo prazo da série 1100/1300 da BMC como o carro mais vendido da Grã-Bretanha. 

As revisões do período foram favoráveis ​​em relação ao estilo e desempenho.

Mais uma vez, foram oferecidas saloons de duas portas e quatro portas com base, Deluxe, Super, GT e, posteriormente, 1600E disponíveis, mas novamente, não em todos os estilos de corpo e opções de motor. Poucos meses após a introdução das versões saloon, uma propriedade de quatro portas foi lançada, lançada no mercado do Reino Unido em 15 de fevereiro de 1967: muito foi feito no momento de sua capacidade de carga de classe superior.

O Cortina 1600E de quatro portas, uma versão mais alta, foi introduzido no Salão de Paris em outubro de 1967, um ano após a chegada da Cortina Mark II. Combinou a suspensão rebaixada da Cortina Lotus com o motor GT 1600 Kent de alta definição e acabamento de luxo com painel e capas de madeira aparadas em madeira de nogueira, assento em concha, volante esportivo de alumínio revestido em couro e instrumentação completa no interior. uma grade preta, painel traseiro, luzes de nevoeiro dianteiras e rodas de Rostyle chapeadas em pneus radiais caracterizados fora. Segundo o autor e especialista em Cortina Graham Robson, o 1600E seria o primeiro Cortina reconhecido como um clássico.

A Ford New Zealand desenvolveu sua própria variante deste modelo chamado GTE, já que o GT e o Lotus Cortinas não foram montados lá. O GTE de quatro portas tinha apenas um traço de madeira, um teto de vinil, listras e crachás especiais.

Para 1969, a linha Mark II recebeu revisões sutis, com letras maiúsculas "FORD" separadas montadas nas tampas do capô e do porta-malas, uma grade escurecida e tiras cromadas na parte superior e abaixo das luzes traseiras em toda a largura do painel traseiro. Fora.

Uma variante de motor V6 Essex V6 de 3,0 litros foi desenvolvida privadamente na África do Sul pela Basil Green Motors e foi vendida pela rede de revendedores Grosvenor Ford como a Cortina Perana; Um modelo semelhante apareceu mais tarde na Grã-Bretanha e ficou conhecido como Cortina Savage. Savage estava disponível com 1600E trim em todos os três estilos de carroçaria, enquanto o seu companheiro sul-africano era oferecido apenas como um sedan de quatro portas inicialmente com GT e depois E trim.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS