Gordon-Keeble foi uma marca de carros britânica, fabricada primeiro em Slough, depois Eastleigh e, finalmente, em Southampton (todos na Inglaterra), entre 1964 e 1967.  O distintivo da marca era incomum ao apresentar uma tartaruga - uma tartaruga de estimação entrou no quadro de uma sessão de fotos inaugural, tirada na área dos fabricantes. Por causa da ironia (a lentidão das tartarugas), o animal foi escolhido como emblema.

O Gordon-Keeble surgiu quando John Gordon, ex-lutador da Peerless, e Jim Keeble se reuniram em 1959 para fabricar o carro Gordon GT, inicialmente ao instalar um motor Chevrolet Corvette V8, em um chassi da Peerless, para um piloto da USAF. chamado Nielsen.

Impressionado com o conceito, um Chevrolet V8 de 4,6 litros (283 c.i.) foi instalado em um chassi de espaço espacial de tubo quadrado de aço especialmente projetado, com suspensão dianteira independente e freios a disco completos. 

O chassi completo foi levado para Turim, na Itália, onde um corpo feito de painéis de aço projetado por Giorgetto Giugiaro foi construído pela Bertone. Os quatro faróis de cinco polegadas do carro estavam no raro arranjo "inclinado", ligeiramente inclinado, também usado por algumas outras marcas europeias, geralmente para carros de alta velocidade, como Lagonda Rapide, Lancia Flaminia e Triumphs, além da Rolls-Royce. O interior tinha uma sensação antiga de jato de luxo, com medidores brancos sobre pretos, interruptores e PVC acolchoado de aeronaves. 


Vista frontal
O carro apareceu no estande da Bertone em março de 1960, marcado simplesmente como Gordon, no Salão Automóvel de Genebra. Naquela época, problemas com a entrega de componentes atrasavam a construção do protótipo, que havia sido construído em alta velocidade pela Bertone em precisos 27 dias.  Após extensos testes em estrada, o carro foi enviado para Detroit e apresentado à gerência da Chevrolet, que concordou em fornecer motores e caixas de velocidades Corvette para uma produção do carro.

O carro foi preparado para a produção com algumas alterações, sendo as principais um motor Chevrolet V8 de 5,4 litros (327 ci) e 300 hp (224 kW; 304 PS) [2] e uma mudança do aço para o corpo de fibra de vidro fabricado pela Williams & Pritchard Limited. [5] Ocorreram problemas com os fornecedores e, antes que muitos carros fossem produzidos, o dinheiro acabou e a empresa entrou em liquidação. Cerca de 90 carros foram vendidos a um preço irreal de 2798 libras. Cada carro tinha dois tanques de gasolina. 


Visão traseira
Em 1965, a empresa foi comprada por Harold Smith e Geoffrey West e foi registrada novamente quando a Keeble Cars Ltd. retomou a produção, mas apenas por um curto período de tempo, o último carro da produção principal sendo fabricado em 1966. Um exemplo final foi realmente produzido em 1967 a partir de peças de reposição, elevando o total para exatamente 100. O Clube dos Proprietários de Gordon-Keeble afirma que mais de 90 exemplos ainda existem.

Foi feita uma tentativa de reiniciar a produção em 1968, quando os direitos sobre o carro foram comprados por um americano, John de Bruyne, mas isso não deu em nada, embora dois carros com o emblema de De Bruynes tenham sido exibidos no Salão de Nova York daquele ano, juntamente com um novo cupê de motor central. 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS