A 15ª edição do Salão Motorclássico, o maior salão nacional relacionado com veículos clássicos e desportivos, decorre já nos próximos dias 5, 6 e 7 de Abril, na FIL em Lisboa. Apresentamos em baixo 10 razões pelas quais não deve perder esta edição.

#1
Exposição temática “Citroën: Um século de inspiração”
Um dos destaques principais do Salão Motorclássico será a exposição “Citroën: Um século de inspiração”, dedicada à marca francesa fundada por André Citroën em 1919 e uma das mais emblemáticas de sempre na indústria automóvel. A exposição, que será produzida em parceria com o Clube Citroën Clássico de Portugal, vai apresentar uma viagem pela história da marca, mostrando modelos raros e menos conhecidos, das várias décadas, como sejam o 5 HP dos anos 20, o C4, o Traction Avant Cabriolet, o DS Chapron Cabriolet, o CX 2.0 Athena, o Ami 6 ou o Visa Club.

#2
Edfor, o automóvel português de 1937
O único exemplar conhecido do Edfor, automóvel construído por Eduardo Ferreirinha, estará exposto no Salão Motorclássico, no stand do Jornal dos Clássicos. O primeiro exemplar do Edfor foi solenemente apresentado no Salão do Porto, realizado em 1937 e estreou-se na competição, no Circuito de Vila Real desse ano. No total foram construídos apenas quatro exemplares do Edfor. Ainda no âmbito da indústria automóvel nacional, será apresentada a segunda edição do livro “Automóveis Portugueses”, editado pelo Museu do Caramulo.

#3
110 anos da Bugatti
Os 110 anos da marca fundada por Ettore Bugatti também serão celebrados, com a presença de dois exemplares da casa de Molsheim e a apresentação do livro “Henrique Lehrfeld e o Bugatti 35B” da autoria de José Barros Rodrigues. Lehrfeld importou, em 1930, um Bugatti 35B, o único que veio para Portugal e que se encontra exposto no Museu do Caramulo.

#4
Leilão de Automobilia Histórica
Uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia histórica e de colecção. Realizado em parceria com a leiloeira Leilosoc, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão pode ser consultado em www.leilao-motorclassico.com.

#5
Passeio dos 60 anos do Mini
O 60º aniversário do mítico Mini também vai ser alvo de destaque no Salão Motorclássico de 2019. Para assinalar esta data será realizado um encontro do icónico modelo da Morris. A concentração realizar-se-á no Domingo, dia 6, no exterior do pavilhão da FIL. A 15ª edição do salão irá receber o, já habitual, Passeio ACP Clássicos, o Passeio UMM, entre outros.

#6
Gaming Center
O Salão Motorclássico vai contar pela primeira vez com um Gaming Center, que irá ocupar uma área total de 45 m² e permitirá aos visitantes do salão experimentar gratuitamente simuladores de automóveis, motos e realidade virtual; as retro arcade, com 645 jogos desde os anos 70 aos anos 90; flippers americanas originais; o catch de light, um jogo que irá colocar à prova a rapidez e os reflexos de quem joga e ainda quatro Xbox.

#7
Veículos clássicos do Exército, Bombeiros, Força Aérea, IP e ANA Aeroportos
Num autêntico regresso ao passado, o Exército, a Força Aérea, os Bombeiros, a Ana e as Infraestruturas de Portugal terão expostos no Salão Motorclássico alguns dos seus veículos históricos. Oito viaturas históricas dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, dos anos 30 até aos anos 70, estarão em exposição. O Exército faz-se representar com o Panhard AML, que no dia 25 de Abril de 1974 integrou um dos esquadrões do Regimento de Cavalaria 7. A ANA – Aeroportos de Portugal estará representada por um Mini Moke, e o Museu do Ar pela ambulância Volkswagen “Pão de forma”.

#8
Passeio de motos “We Ride Lisbon to Motorclássico”
A presença dos veículos de duas rodas também será uma constante durante o Salão Motorclássico. No Sábado, 7 de Abril, o We Ride Lisbon vai realizar um passeio de motos, este terá como ponto de partida o Museu Nacional dos Coches, rumando à FIL, onde os participantes deixarão as motos em exposição.

#9
Motor Talks
Após a estreia na edição de 2018 as Motor Talks estão de regresso. Durante o salão serão realizadas entrevistas e conferências a coleccionadores, entusiastas e especialistas do meio, transmitidas em directo online, pelo Jornal dos Clássicos.

#10
Tesla, Bentley e Lamborghini
O Salão Motorclássico não atrai apenas os modelos mais antigos. A marca norte-americana dedicada à produção de automóveis eléctricos estará representada pelos dois últimos modelos lançados, o Model X e o Model 3. Além da Tesla, outras grandes marcas de automóveis de luxo também estarão presentes no salão, como é o caso da Bentley e Lamborghini, e da Norton e a Royal Enfield nas duas rodas, com os seus modelos mais recentes, fazendo a ponte com o passado.

Para obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do evento em www.motorclassico.com.

Fonte: Jornal dos Clássicos

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS