A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através do Observatório do Turismo dos Açores, informa que estão abertas as candidaturas ao projeto “Creatour Azores” até ao dia 31 de julho.

O “Creatour Azores” é um projeto com uma abordagem integrada de investigação e aplicação, que visa desenvolver uma pesquisa centrada no turismo criativo e diversificar as ofertas turísticas nos Açores; para além de fortalecer as ligações com outras regiões portuguesas onde este modelo está a ser implementado através do projeto “Creatour”.

As candidaturas destinam-se a todo o tipo de organizações, entidades e profissionais nos Açores que pretendam desenvolver e implementar projetos de turismo criativo e colaborar com investigadores da área.

A 15 de agosto serão comunicadas quais as cinco propostas selecionadas, no âmbito das categorias previstas (arte e natureza, artesanato e tradições, gastronomia criativa e famílias e crianças), para desenvolver iniciativas piloto na área do turismo criativo, até 2022, incluindo a participação em sessões de formação especializada, workshops e conferências, sendo privilegiadas as propostas que possam contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados em recursos endógenos.

Dada a localização única e as características intrínsecas dos Açores, existe um potencial muito elevado para o desenvolvimento de ofertas de turismo criativo atrativas e originais a nível internacional, fazendo com que o projeto permita reforçar o conhecimento sobre os segmentos de mercado específicos com maior interesse em produtos de turismo criativo que a Região pode oferecer, bem como identificar os canais mais adequados para comunicar com estes segmentos diferenciados.

O projeto apresenta sinergias com outras regiões de Portugal Continental, onde este modelo de Turismo Criativo está a ser implementado.

O “Creatour Azores” é coordenado pelo Observatório do Turismo dos Açores e pela Universidade dos Açores, em parceria com a Fundação Gaspar Frutuoso e com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo financiado pelo FEDER, através do Programa Operacional Açores 2020 e por fundos regionais, através da Direção Regional para a Ciência e Tecnologia.

As candidaturas podem ser efetuadas através do seguinte formulário online: https://forms.gle/cUxNjZgz7BHvar6v8.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em http://creatour.pt/opportunities/.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS