O Vice-Presidente do Governo disse hoje que o objetivo do Executivo, no âmbito do ‘Terceira Tech Island’, é “ter uma capacidade formativa instalada de 60 formandos de cada vez, de forma a que se possa aumentar permanentemente o número de programadores", salientando que se tem verificado "um grande aumento da procura por parte das empresas”.

Sérgio Ávila falava, na Praia da Vitória, à margem de uma visita às novas instalações da ITUp, a segunda entidade certificada a formar programadores no âmbito do projeto ‘Terceira Tech Island’.

O titular das pastas da Competitividade Empresarial e do Emprego acrescentou que já existem 13 empresas instaladas na ilha Terceira e outras duas estão na fase de recrutamento para se instalarem.

“As perspetivas que temos, num futuro próximo, são muito positivas, com a continuidade de instalação de empresas na Praia da Vitória. Essas empresas precisam, cada vez mais, de programadores e, por essa via, é necessário que a nossa formação se intensifique, assegurando sempre um principio fundamental, que é a qualidade”, frisou Sérgio Ávila.

“Temos todas as condições para dar continuidade a este projeto, que está a mudar a Praia da Vitória e também a ilha Terceira em termos de emprego qualificado, criação de riqueza e de desenvolvimento”, acrescentou.

O Vice-Presidente do Governo adiantou que as duas novas empresas que se pretendem instalar na Praia da Vitória já estão em obras de instalação, sendo uma delas “uma grande empresa, que fatura mais de 45 milhões de euros por ano, só em Portugal, e que já iniciou o seu processo de recrutamento”.

A ITUp ministra uma formação específica em outsystem, complementando assim a formação que já é dada pela Academia de Código, tendo capacidade para formar 20 programadores de cada vez.

"Acreditamos que, até ao final do ano, temos condições para crescer em muito o número de programadores instalados”, afirmou Sérgio Ávila.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS