A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 5 de janeiro, em simultâneo com o New Bedford Whaling Museum, nos EUA, o Observatório do Mar dos Açores, na Horta, e a Universidade Nova de Lisboa, a terceira maratona de leitura de "Moby Dick", de Herman Melville, em língua portuguesa, numa tradução e adaptação de Pedro Alves e Tiago Patrício.A atividade terá início pelas 18h30 com uma leitura do "Rimance de Dona Baleia", de Álamo de Oliveira, e a interpretação de canções de baleeiros que integram a ópera folk "Rimance de Mateus e da Baleia", uma obra original da Companhia de Teatro Cães do Mar.

A leitura da versão de "Moby Dick" em língua portuguesa começa pelas 19h00, tendo uma duração prevista de aproximadamente quatro horas.

Durante a tarde, entre as 14h00 e as 16h00, terá lugar um ateliê infantil em que serão abordadas as especificidades do cachalote.

Esta é 23.ª maratona a ter lugar no New Bedford Whaling Museum, sendo o quarto ano em que é feita paralelamente uma leitura da obra em língua portuguesa, na Galeria do Baleeiro Açoriano, envolvendo a comunidade emigrante residente na costa leste dos Estados Unidos.

 

A leitura do romance icónico de Herman Melville decorre no âmbito de uma colaboração com o Consulado Português em New Bedford e aquela instituição museológica norte-americana, que, em 2016, apresentou a exposição "Oásis| wildlife photography by Nuno Sá", em depósito no Museu de Angra do Heroísmo.

 

"Moby Dick", cuja primeira edição data de 1851, narra a viagem da baleeira 'Pequod' e as atribulações da sua tripulação, cujo capitão visa destruir um mítico cachalote branco que, num confronto anterior, lhe arrancou uma perna.

 

As inscrições para o ateliê infantil podem ser feitas através do telefone 295 240 800 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

A Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade participará também nesta atividade, assegurando o serviço de bar durante a leitura.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Pin It

SOTERMAQUINAS