José Gabriel Gonçalves Ferreira é um homem entusiasmado com a sua produção de Café bem no centro de Angra do Heroísmo.
Tudo começou como uma brincadeira após uma visita a São Jorge de onde trouxe o primeiro “plantio”. Diz que hoje está arrependido de não ter trazido mais quantidade porque, após uma fase inicial, a procura começou a ser grande, sobretudo de turistas e emigrantes que podem adquirir tanto o café, como a sua casca, esta última proporciona um saboroso chá com aroma frutado, na Olaria de São Bento ali mesmo ao lado.
José Gabriel Gonçalves Ferreira conta hoje com quase 900 plantas de café e pretende, a curto prazo, alcançar as 1100. Faz parte da Associação de Produtores de Café dos Açores e, neste âmbito, conta com o apoio técnico do Grupo Delta, de Rui Nabeiro.
PUB
CONTINUAR A LER
Para além de aumentar a sua capacidade produtiva, este empreendedor pretende vir a aproveitar um espaço, antigo forno de cal, para construir uma estrutura onde os locais e os forasteiros possam vir provar as delícias do café da Terceira em particular e dos Açores em geral.
Ah, antes de poderem ver, aqui abaixo, na íntegra, a entrevista com José Gabriel Gonçalves Ferreira, resta dizer que os Açores são o único lugar da Europa onde se produz café.