A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), inaugura terça-feira, 3 de setembro, a exposição “Residência Criativa 2019 – Cerâmica e Fibras Vegetais”, no CNAD – Centro de Arte, Artesanato e Design do Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

A exposição, que estará patente até 30 de setembro, inclui os trabalhos resultantes da Residência Criativa que decorreu este ano, em São Miguel, no âmbito do projeto transregional Craft & Art, envolvendo a participação de sete artesãos e dois mentores.

O projeto Residência Criativa visa desenvolver experiências que reforcem a interculturalidade e a criação de novos produtos baseados nos recursos naturais, associando a inovação e a tradição, apostando na troca de saberes e de técnicas, neste caso em particular entre artesãos açorianos e cabo-verdianos.

Esta foi uma Residência em que se exploraram recursos endógenos como o vime, a folha de dragoeiro, a espadana, a palhinha e o barro de Santa Maria, numa perspetiva de valorizar as matérias primas locais e a sua utilização no artesanato.

Os artesãos que fizeram parte desta Residência foram Aida Bairos, Cristina Bairos e Marina Mendonça, de Santa Maria, Bento Silva, de São Miguel, Aurélia Rocha e Manuela Medeiros, da Terceira, e Luis Lopes, da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.

Orientados por Kathi Stertzig e Álbio Nascimento, através da The Home Project Design Studio, surgiram peças de criação conjunta de enorme potencial económico, produzidas com materiais e técnicas típicas da Região, com recurso a uma estética renovada.

Pin It

SOTERMAQUINAS