Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 45 novos casos positivos de covid-19, sendo 38 em São Miguel, seis em São Jorge e um na Graciosa, decorrentes de 1.143  análises  realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório não convencionado.

Em São Miguel, todos os casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa registou quatro novos casos, Ponta Delgada 16, Ribeira Grande 16, Povoação um caso e Vila Franca do Campo registou também um novo caso.

Em São Jorge, os seis novos casos diagnosticados (três em Velas e três na Urzelina), correspondem a uma das cadeias anteriormente identificadas.

A Graciosa registou um novo caso nas últimas 24 horas, em Santa Cruz, ainda por aferir (conferir Anexo 1 – quadro de positivos para todo o arquipélago).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 53 recuperações (conferir Anexo 2 – quadro de recuperações para todo o arquipélago).

À data de hoje estão internados 12 doentes nos hospitais dos Açores, 11 dos quais no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com três em Unidade de Cuidados Intensivos) e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que em São Miguel, um caso positivo, inicialmente alocado ao concelho da Lagoa, freguesia de Santa Cruz, se encontra a residir no concelho da Ribeira Grande, freguesia da Matriz, pelo que os dados plasmados no quadro em anexo, espelham a referida alteração.

PUB

CONTINUAR A LER

O arquipélago regista presentemente 511 casos positivos ativos, sendo 430 em São Miguel, 44 na Terceira, 17 em São Jorge, 14 no Faial, dois no Pico, dois em Santa Maria e dois na Graciosa. 

Com a recuperação do último elemento de uma das cadeias de transmissão local, localizadas na Ilha de São Jorge, dá-se a mesma por extinta, ficando agora ativas no arquipélago cinco cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, uma em São Jorge, uma em Santa Maria e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 225 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.437 pessoas.    

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.336 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.628 pessoas. Faleceram 39, saíram do arquipélago 89 e 69 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 664.802 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 9 de agosto, foram vacinadas nos Açores 155.446 pessoas com a primeira dose (65,7 por cento) e 145.691 com vacinação completa (61,6 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 

Pin It

SOTERMAQUINAS