O Humber Super Snipe é um carro produzido entre 1938 e 1967 pela britânica Humber Limited.

O Super Snipe foi introduzido em outubro de 1938, derivado da combinação do motor em linha de quatro cilindros e seis cilindros do Humber Pullman maior com o chassi e o corpo do Humber Snipe, normalmente alimentado por um motor de três litros. O resultado foi um carro com desempenho aprimorado e uma velocidade máxima de 127 km / h (79 mph) - rápido para a sua época

Seu design foi contribuído pelo gênio americano Delmar "Barney" Roos, que deixou uma carreira de sucesso na Studebaker para ingressar na Rootes em 1936. [4]: ​​p247

O Super Snipe foi comercializado para gerentes da classe média alta, profissionais e funcionários do governo. O preço era relativamente baixo por seu tamanho e desempenho grandes, e era semelhante aos carros americanos em aparência e conceito e em fornecer valor ao dinheiro.

Dentro de um ano de introdução, a Segunda Guerra Mundial estourou na Europa, mas o carro continuou em produção como um carro militar britânico, o Car, de 4 lugares, 4x2, enquanto o mesmo chassi foi usado para um veículo blindado de reconhecimento, o Humber Light Carro de reconhecimento.

Em 1946, a produção civil do pós-guerra foi retomada e o Super Snipe evoluiu por várias versões, cada uma designada por um número de Mark, cada uma geralmente maior, mais poderosa e mais moderna, até a produção terminar em 1957 com a versão Mark IVB.

Mk I
O Mark I era essencialmente uma versão de 6 cilindros do Humber Hawk de 1945, um carro pré-guerra feito por facelift. Uma versão do Snipe dos anos 30 permaneceu disponível, com o motor de 2731 cc, lançado em 1936. No entanto, o motor Super Snipe padrão era o motor de válvula lateral de 4086cc que apareceu no Humber Pullman quase uma década antes, em 1936, e que continuaria a alimentar o Super Snipes do pós-guerra até 1952. [6] Ao longo dos anos de 1936 a 1952, a potência máxima do motor sempre foi dada pelo fabricante como 100 cv a 3400 rpm. 


Humber Super Snipe Mark I (1946)
Mk II

cedo Humber Super Snipe Mark II 1949
A Mark II anunciada em meados de setembro de 1948 foi redesenhada principalmente em chassi e carroceria. Agora, um carro de seis lugares com um banco dianteiro do tipo banco recebeu uma pista mais larga e uma unidade de direção com relação variável. A alavanca de câmbio agora estava montada na coluna de direção. Como o Pullman de Humber, os faróis foram montados nas asas e os estribos foram reintroduzidos. [7] A suspensão independente de mola transversal, introduzida pela primeira vez no Snipe e Pullman em 1935, continuou, mas com 14 folhas em vez de oito. 

O Snipe de motor menor foi descontinuado. Os Super Snipes anteriores do Mark II podem ser distinguidos por lâmpadas redondas abaixo das lâmpadas principais. A esquerda era uma lâmpada de nevoeiro e a direita era uma lâmpada de "passagem" com um feixe baixo e estreito para carros que passavam ao usar faróis acesos. Estes foram descartados em 1949 a favor de lâmpadas laterais retangulares que foram continuadas na Marca III.

O correspondente de automobilismo do Times testou o novo carro no final de 1948. A roda sobressalente foi criticada por ser difícil de extrair e as engrenagens indiretas não eram, ele pensou, tão silenciosas quanto poderiam ser. No geral, o acabamento refletia o excelente sabor que distinguia os produtos do Grupo Rootes 

125 cupês drophead foram feitos por Tickford em 1949 e 1950.

Humber Super Snipe Mark III 1952
O Mk III se seguiu em agosto de 1950. Facilmente identificável por batentes nas rodas traseiras [9], foi adicionada uma haste Panhard à suspensão traseira que limitava o movimento lateral das rodas traseiras e, portanto, permitia o uso de molas mais suaves. O carro de 1950 pode ser facilmente distinguido do modelo anterior pelos pára-choques em forma de cúpula mais simples e pelos pés de aço inoxidável retangulares nos estribos.

Um Mk III testado pela revista The Motor em 1951 tinha uma velocidade máxima de 81,6 mph (131,3 km / h) e podia acelerar de 0 a 60 mph (97 km / h) em 19,1 segundos. Foi registrado um consumo de combustível de 17,7 milhas por galão imperial (16,0 L / 100 km; 14,7 mpg-US). O carro de teste custou £ 1.471, incluindo impostos. 


O novíssimo Super Snipe Mark IV, anunciado em meados de outubro de 1952, época do Earls Court Motor Show, usava um corpo Hawk Mk IV alongado em 152 mm, mas com uma sobrecarga de 4138 cc 113 bhp (84 kW) de quatro válvulas também usado em um caminhão Rootes Group Commer. Os componentes do chassi e da suspensão foram aprimorados para suportar o maior peso e potência do Super Snipe, deixando as peças intercambiáveis ​​com as do Hawk. A partir de 1955, a ultrapassagem estava disponível como opção, seguida em 1956 por uma caixa de câmbio automática.

Logo após o anúncio do carro, Leslie Johnson, Stirling Moss e dois funcionários do Rootes Group dirigiram um novo Super Snipe cinza-prateado de Oslo a Lisboa, viajando por quinze países europeus em 3 dias, 17 horas e 59 minutos. A corrida demonstrou a confiabilidade em alta velocidade do carro, longe das condições ideais. 

Em 1953, o Motor testou um Mk IV e descobriu que o motor maior havia aumentado o desempenho com a velocidade máxima agora 91 mph (146 km / h) e aceleração de 0-60 mph (97 km / h) em 14,7 segundos

 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS