O ministro da Saúde inaugurou, esta quinta-feira, o laboratório de testagem de casos suspeitos da COVID-19, na província de Nampula.

A inauguração do laboratório acontece um dia depois da divulgação dos dados sobre o inquérito sero-epidemiológico que mostram que todos bairros da cidade de Nampula têm transmissão do novo Coronavírus.

Questionado se os números de casos vão ou não disparar com o funcionamento do laboratório, Armindo Tiago disse esperar que haja um aumento, porque haverá mais capacidade de testagem de casos suspeitos de Covid-19.

O inquérito soro-epidemiológico foi realizado em 10 dias e abrangeu um total de 6.272 indivíduos de todas as faixas etárias. Os dados preliminares apresentados esta quarta-feira revelam que em todos os bairros da cidade de Nampula há transmissão do novo coronavírus, sendo que Natikire e Nametequeliua apresentam a maior prevalência, com 12% e 11% dos inquiridos, respectivamente. Entretanto, olhando para a análise por grupos profissionais, os vendedores dos mercados são o mais exposto à COVID-19.

Os dados deste inquérito deverão orientar a actuação concentrada das autoridades municipais, dos governos central e provincial e de Saúde para conter a transmissão comunitária.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS