O Vice-Presidente do Governo destacou hoje, com satisfação, a importância da notação financeira da agência Fitch, que classificou pela primeira vez a Região, colocando-a num nível de investimento externo, considerando que é “uma excelente notícia” para a economia açoriana e para as finanças públicas.

“Esta classificação dos Açores, que se encontra a apenas a um nível do ‘rating’ da República, é muito positiva, porque permite o acesso da Região, de forma generalizada, aos mercados internacionais, o que, consequentemente, implicará uma redução relevante dos custos de financiamento”, afirmou Sérgio Ávila.

“A classificação da agência Fitch significa ainda que a Região, sob o ponto de vista dos investidores, se torna mais atrativa ao investimento, o que também facilita o acesso ao financiamento”, acrescentou.

A Fitch avaliou o perfil dos Açores como investimento, refletindo uma avaliação da receita, despesa e passivos, considerando o perfil da dívida da Região como diversificado, conservador e com calendário de amortização favorável.

“A avaliação desenvolvida pela Fitch abrange todas as empresas públicas, incluindo as que estão fora do perímetro de consolidação orçamental, bem como as responsabilidades futuras há muito identificadas, como é o caso das Parcerias Público-Privadas”, frisou o titular da pasta das Finanças.

Segundo Sérgio Ávila, primeira notação financeira da Fitch, que coloca os Açores no patamar de investimento externo, “representa mais um reforço da confiança e da certificação internacional que confirma a estabilidade das finanças públicas regionais”.

Esta classificação da Região, de acordo com o Vice-Presidente, “é mais um reconhecimento da sustentabilidade das finanças públicas regionais”, que vem na sequência de sucessivas melhorias de ‘rating’ dos Açores por parte da agência Moody’s, tendo a última subida ocorrido em outubro.

“A situação das contas públicas dos Açores tem vindo a ser validada consecutivamente, verificando-se, ao longo dos últimos anos, a melhoria do ‘rating’ da Região, o que não deixa de ser reflexo do esforço de consolidação” dessas contas, salientou Sérgio Ávila.

“A passagem da classificação do ‘rating’ da Região para nível de investimento externo, que espero que seja acompanhado e reforçado brevemente por outras agências de rating, permitirá alterações substanciais no perfil de financiamento da Região”, frisou Sérgio Ávila, sendo que a Região, com esta classificação, “passa a ser atrativa para os investidores financeiros internacionais, e permite o acesso generalizado com menos custos aos mercados financeiros internacionais, libertando recursos dos bancos nacionais para a economia regional”.

Esta classificação implica uma redução dos custos financeiros e uma poupança significativa das entidades públicas e empresas privadas.

O Governo dos Açores, afirmou Sérgio Ávila, “passará a emitir as suas necessidades de financiamento e refinanciamento nos mercados internacionais, e passará a antecipar as operações de refinanciamento que assegurem poupanças significativas, da mesma forma que o país tem feito com sucesso nos últimos tempos”.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS