A Ordem dos Enfermeiros (OE) apela a profissionais para reportarem ao Ministério da Saúde com “carácter de urgência” as necessidades de contratação de enfermeiros para garantir a prestação de cuidados de saúde “em condições de segurança e adequação”.


“Os órgãos de gestão das referidas unidades de saúde devem comunicar à tutela, com carácter de urgência, as necessidades de contratação de enfermeiros, com vista a garantir a prestação de cuidados de saúde em condições de segurança e adequação”, apela nesta terça-feira, 17 de março, a Ordem dos Enfermeiros, lembrando que na reunião mantida no passado dia 13, no Ministério da Saúde, foi garantido pela tutela que todos os pedidos de contratação que chegam ao gabinete estão a ser autorizados.

“Além da necessidade de reforço dos recursos humanos, é imprescindível que os serviços reportem junto das entidades competentes a necessidade urgente de reposição de equipamento de protecção individual (EPI)”, acrescenta, em comunicado, a Ordem, para quem a protecção e segurança dos profissionais de saúde é neste momento a grande preocupação.

No ofício dirigido aos enfermeiros directores, a OE sugere ainda que sejam adoptadas várias medidas, entre as quais a criação de gabinetes de crise em todos os hospitais coordenados por Enfermeiros Directores, bem como a reorganização dos horários e turnos dos profissionais, de forma a eliminar a rotatividade entre profissionais e a garantir que trabalhadores pertencentes ao mesmo agregado familiar não trabalhem simultaneamente.

A OE conclui com um agradecimento a todos os profissionais de Saúde que, neste momento, trabalham em condições particularmente adversas, e, acrescenta, no que diz respeito aos enfermeiros directores ”na implementação de uma liderança adequada e rigorosa, essencial nesta fase”.

Mais de 800 enfermeiros responderam ao apelo para reforçar linha SNS24

Mais de 800 enfermeiros responderam ao apelo da OE para reforçar o atendimento da linha SNS24 face à pandemia da Covid-19, anunciou esta segunda-feira, 16 de março, aquela entidade profissional.

“Na sequência do apelo da OE, em articulação com o Ministério da Saúde e com o operador privado que gere a linha SNS24, mais de 800 enfermeiros disponibilizaram-se para reforçar a linha de apoio aos cidadãos para fazer face à epidemia do Covid-19”, referiu a Ordem em comunicado.

“Da parte da Ordem, foi cumprido o que foi solicitado, neste processo de grande colaboração próxima com todas as entidades competentes, e ao qual os enfermeiros, mais uma vez, deram uma resposta inequívoca, com o seu espírito de missão que a Ordem sublinha e enaltece”, afirma a OE.

No entanto, adverte, para que “todos aqueles que estão disponíveis para reforçar a linha o possam fazer efetivamente, é necessário que a tutela aprove essas contratações”.

Na passada sexta-feira, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, anunciou que a Linha SNS24 (808 24 24 24) passou a contar desde esse dia com mais 112 enfermeiros e com capacidade para atender 1.200 chamadas em simultâneo

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS