O Opel GT é um carro desportivo de dois lugares com tração traseira e motor dianteiro fabricado e comercializado pela Opel em duas gerações - separado por um hiato de 34 anos.

A primeira geração do Opel GT (1968-1973) estreou como um exercício de estilo em 1965 nos feiras de Paris e Frankfurt. [1] O veículo de produção utilizou componentes mecânicos da moderna Opel Kadett B e uma carroçaria de duas portas rígidas pelo empreiteiro francês Brissonneau & Lotz. O estilo do GT foi frequentemente citado como semelhante ao Chevrolet Corvette 1968, que foi colocado à venda em setembro de 1967. [2]

A Opel comercializou uma segunda geração do GT (2007-2009) como uma variante rebadged do conversível de dois lugares Saturn Sky / Pontiac Solstice, fabricado em Wilmington, Delaware, EUA.

Em 2016, a Opel apresentou o GT Concept no Salão Automóvel de Genebra de 2016 como um veículo leve, turbo e de tração traseira de dois lugares.

O Opel GT foi equipado com um motor de quatro cilindros em linha de 1,1 L OHV, que produzia 67 cv (SAE) a 6.000 rpm. No entanto, a maioria dos compradores escolheu uma árvore de cames opcional de 1,9 L no motor da cabeça, que produzia 102 hp (SAE) entre 5200 e 5400 rpm. Alguns dos primeiros modelos de 1968 também vieram com uma cabeça de cilindro de código "H" de compressão ligeiramente mais alta. Em 1971, devido aos regulamentos de emissões, a Opel reduziu a taxa de compressão do motor de 1,9 L usado nos EUA e a produção caiu para 83 cv (SAE). Havia também um modelo GT / J, que era uma versão menos cara do GT com motor de 1900, vendido apenas na Europa. A transmissão padrão era de quatro marchas manuais. Um automático de três velocidades estava disponível com o motor de 1,9 litros. O modelo executado do Opel GT foi de 1968 a 1973.

O Opel GT utiliza um modelo unibody em aço e um motor dianteiro de tração traseira e motor central. O motor é montado muito atrás no chassi para melhorar a distribuição de peso. A suspensão dianteira consiste em braços A superiores e uma mola de lâmina transversal inferior - além do estilo do Opel, o uso incomum de uma mola de lâmina transversal na suspensão foi outra semelhança notável com o Corvette da Chevrolet. Um eixo vivo e molas helicoidais são usados ​​na parte traseira. O sistema de travagem assistida usa discos na frente e tambores na parte traseira. A direção é desassistida.

Uma característica incomum do Opel GT é a operação dos faróis de pop-up. Eles são operados manualmente, por meio de uma grande alavanca ao longo do console central ao lado do câmbio. Ao contrário da maioria dos faróis de pop-up, ambos giram na mesma direção (no sentido anti-horário de dentro do carro) em torno de um eixo longitudinal.

Projetado pelo estilista da Opel, Erhard Schnell, [4] o GT é um fastback, que não tem nem um porta-malas acessível externamente nem um hatchback convencional. Há uma prateleira atrás dos assentos que só podem ser acessados ​​pelas portas principais. Atrás da prateleira é um painel dobrável que esconde um pneu sobressalente e um macaco.

Durante 1968 a 1973, um total de 103.463 carros foram vendidos. Os GTs mais colecionáveis ​​são provavelmente as primeiras centenas de carros montados à mão em 1968 e os modelos de 1968-1970 com o motor de 1,1 L, que totalizaram 3.573 carros. Dos carros posteriores, 10.760 eram o modelo mais barato (GT / J), que faltava quase todas as partes cromadas e oferecia menos recursos padrão. Em alguns mercados, itens como um diferencial de deslizamento limitado, barras dianteiras e traseiras anti-oscilação, janela traseira aquecida e luz de compartimento do motor eram padrão, embora a maioria dos carros fosse embarcada sem eles.

Na América do Norte, o GT foi vendido nas concessionárias Buick. As razões para o fim da produção foram a necessidade de redesenhar o carro para se manter competitivo com modelos esportivos promissores, como o Datsun 240Z, bem como o término do contrato de fisiculturismo de Brissonneau e Lotz. Excepcionalmente para o período, não houve modelo equivalente Vauxhall para o GT vendido no Reino Unido.

O Opel GT também foi usado pelo fisiculturista italiano Sergio Coggiola para criar o Opel Sylvia GT, um design angular da escola de papel dobrado. A Sylvia de 1973 também foi projetada com um olho para a segurança. 

A revista Automotive Road & Track revisou o GT em sua edição de junho de 1969, registrando 0-96 km / h em 10,8 segundos e uma velocidade máxima de 182 km / h. A Road & Track também descobriu que o carro tem uma subviragem forte, sugerindo que os pneus 165x13 sejam muito pequenos, embora o passeio fosse confortável. 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS