A Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores (RRBE), através da Direção Regional de Educação, no âmbito do ProSucesso - Acores pela Educação e do Plano Regional de Leitura, promove em novembro, nas ilhas Terceira e S. Jorge, a segunda fase da digressão da escritora Sónia Sousa, com a obra "Era Uma Vez…Mais Uma Vez", que integra o Plano Regional de Leitura.

A digressão de Sónia Sousa aos Açores teve início no anterior ano letivo, na ilha de São Miguel, abrangendo agora, de 4 a 8 de novembro, algumas das bibliotecas escolares das ilhas Terceira e São Jorge.

A iniciativa conta com a junção de sinergias entre o Plano Regional de Leitura, da Direção Regional da Educação, e a Câmara Municipal de Calheta, em S. Jorge, no âmbito do protocolo estabelecido com este município, e com o contributo das equipas de coordenação das Bibliotecas Escolares e os Conselhos Executivos das unidades orgânicas contempladas na digressão.

A escritora, atriz e encenadora Sónia Sousa estará acompanhada pelo ator Miguel Cadima, dinamizando as sessões de leitura encenada da obra, abrangendo cerca de oito centenas de alunos e outros intervenientes convidados.

As obras constantes na lista do Plano Regional de Leitura obedecem a critérios científicos e pedagógicos rigorosos e contemplam álbuns de qualidade estética que permitam, aos pré-leitores e leitores iniciais, um desenvolvimento harmonioso da sua sensibilidade, imaginação e inteligência, obras narrativas, líricas e dramáticas, de complexidade progressiva, que ofereçam uma leitura literária, e obras clássicas de leitura infantil e juvenil.

O PRL abrange igualmente narrativas oriundas do património tradicional, livros de natureza informativa marcados pelo rigor e adequação aos públicos infantil e juvenil, livros de atividades que potenciem uma leitura funcional e livros que, pelo seu conteúdo, possam ir ao encontro de projetos definidos em ambiente escolar ou similar.

A promoção da leitura passa por diferentes formatos, envolvendo todos os participantes nestas sessões, alunos, encarregados de educação, docentes, não docentes e comunidade educativa, através de uma forma interativa, ou seja, da expressão dramática, musical e corporal.

A lista do Plano Regional de Leitura encontra-se disponível no Portal da Educação dos Açores, no endereço eletrónico https://edu.azores.gov.pt/seccoes/livros-recomendados-2019-2020/.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS