A Indiegogo foi a plataforma escolhida para duas campanhas que envolvem projetos nacionais. Uma alusiva a uma longa metragem sobre a Mongólia, outra para um jogo online feito pela açoriana Cereal Games.

Chama-se “Spirit Animal” um dos projetos em campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo. Trata-se de uma curta-metragem, com coprodução portuguesa, que acompanha e retrata a vida de três famílias nómadas tradicionais da Mongólia, a forma com são vítimas das mudanças climáticas e as suas expetativas acerca de uma vida melhor na capital do país, UlaanBaatar. O documentário tem na equipa a portuguesa Tânia Neves, fotógrafa e produtora, Inês von Bonhorst e Yuri Pirondi, de Itália, e ainda Michael Picknett e Marion Rivaux (Reino Unido).

Parte do documentário está filmado, mas agora a equipa vai ter de voltar à Mongólia para terminar o projeto. Mas como o investimento em causa é grande, decidiram organizar uma campanha de forma a conseguir novas parcerias e começar a divulgação do documentário. O recurso para obter financiamento foi a realização de crowdfunding na Indiegogo, uma campanha que tem um aliciante para quem contribuir: os responsáveis do filme darão a oportunidade aos financiadores da campanha de viajar com a equipa até à Mongólia. Aliás, a campanha a decorrer na Indiegogo está organizada em vários níveis de contribuição. Por um lado, quem decidir investir pode ser produtor associado ou produtor executivo. Por outro, pode inscrever-se numa expedição à Mongólia, a decorrer entre setembro e outubro de 2021, e limitada a 10 pessoas.

Um jogo da ilha Terceira

Quem também optou pelo crowdfunding foi o estúdio açoriano Cereal Games com o seu Pecaminosa, um projeto que quer fazer chegar ao mercado este ano. Consiste num jogo Pixel Noir Action RPG que cria uma cidade imaginária (Pecaminosa) algures entre a fronteira dos Estados Unido e do México, e que recria o ambiente dos anos 40 onde toda a ação se centra na personagem de um detetive.

O jogo posiciona-se como um action RPG [Role-Playing Game], uma vez que além de poder combater em tempo real, o jogador pode visitar os recantos da cidade e interagir com todos os personagens do jogo.

O projeto chegou à Indiegogo e, para assinalar a entrada na fase Indemand, o estúdio criou três níveis de apoio para que participantes na campanha possam optar no da sua preferência: no primeiro, oferece uma chave de cópia digital do jogo, assim como os seus Wallpapers HD; depois o Play That Tune, para os amantes do jazz e fãs do jogo, um nível de apoio inclui uma cópia do jogo, além da banda sonora original de Pecaminosa; e ainda o The Corpse Collector, para colecionadores e fãs de merchandising.

Pin It

SOTERMAQUINAS