O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, afirmou, no Pico, que o Governo dos Açores continua firme no desenvolvimento da sua estratégia de grande incentivo ao empreendedorismo jovem, no particular, e na qualificação e empregabilidade dos jovens Açorianos, de forma geral.

“Fruto dos bons resultados que já estamos a colher, o nosso trabalho vai continuar visando a criação de postos de trabalho, tendo em consideração, principalmente, os jovens açorianos, quer através de incentivos ao empreendedorismo e à qualificação profissional, quer por meio de outros apoios à contratação”, considerou Duarte Freitas.

À margem da inauguração da incubadora de Empresas do Município da Madalena do Pico, a Startup Pico, o governante garantiu que o Executivo Açoriano “vai continuar a fomentar a cooperação com as autarquias e parceiros sociais, entre outros, tendo em vista o desenvolvimento de políticas empreendedoras, geradoras de mais emprego e mais riqueza”.

O titular da pasta da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego reiterou o desejo da implementação de uma incubadora de empresas em cada Escola Profissional, tendo em vista a criação do próprio emprego, destacando o novo programa GERAÇÃO AÇORES PRO, criado pelo Governo dos Açores para incentivar o empreendedorismo e a empregabilidade jovem.

O GERAÇÃO AÇORES PRO, cujas candidaturas estão abertas, é composto por conjunto de medidas na área do emprego e qualificação profissional direcionadas aos jovens, tendo em vista também a sua fixação nas comunidades de origens e, consequentemente, para combater o despovoamento e o envelhecimento demográfico na Região.

PUB

CONTINUAR A LER

Assim, e além do JOVEM PRO, medida destinada aos jovens que concluíram o Estagiar L e T ou o INOVAR, bem como os que estejam à procura de primeiro emprego, existe também o Prémio Empreendedor, que visa estimular o empreendedorismo através da atribuição de um incentivo de duas vezes e meia o valor do salário mínimo na Região.

A Ativa Emprego Jovem é outra medida desenhada com o objetivo de incentivar a procura ativa de emprego por parte dos jovens, após a conclusão do Estagiar L e T, INOVAR ou JOVEM PRO.

A Ativa Emprego Jovem prevê a atribuição de uma bolsa aos jovens que não tenham sido contratados nem recusado contratado de trabalho pelas entidades onde realizaram o estágio e tenham celebrado contrato de trabalho, pelo período mínimo de 12 meses, com outra entidade empregadora.

O programa GERAÇÃO AÇORES PRO inclui ainda a medida Formação Jovem, destinada aos jovens que não tenham sido contratados pela entidade promotora, contemplando um apoio financeiro, através de uma bolsa.

As candidaturas às medidas de promoção da empregabilidade dos jovens, através do apoio à sua formação e qualificação profissional, bem como às iniciativas de empreendedorismo dos jovens que criem o próprio emprego estão abertas, podendo ser submetidas através do Portal do Emprego Jovem https://empregojovem.azores.gov.pt.

Pin It

SOTERMAQUINAS