Novo programa é direcionado aos jovens dos 16 aos 30 anos e visa apoiar a concretização de pequenos projetos nas áreas do empreendedorismo e criatividade juvenil com impacto na comunidade.

O Governo dos Açores tem disponíveis 100 mil euros, em 2023, para apoiar o empreendedorismo, criatividade e talento dos jovens, no âmbito de um novo programa, cujas candidaturas estão a decorrer.

O programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem (AECT), da secretaria regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, destina-se a jovens entre os 16 e os 30 anos, naturais ou residentes na Região, grupos informais de jovens, entidades privadas sem fins lucrativos, artesãos com estatuto reconhecido pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores e Casas dos Açores com projetos de divulgação da identidade açoriana.

O AECT está estruturado em cinco medidas, uma das quais para apoiar residências artísticas de curta duração e a outra pretende apoiar a participação dos jovens em ações de formação certificadas, no âmbito das áreas criativas.

“É um programa muito abrangente, muito diversificado, justo na sua natureza, porque envolve cinco medidas. Permite apoiar os projetos direcionados aos jovens dos 16 aos 30 anos, apoiar também grupos informais de jovens, o que até então não era possível e, em função da dimensão do projeto e do impacto junto da comunidade”, explicou a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Segundo Maria João Carreiro, o Governo Regional “tem previsto para este ano 100 mil euros de apoio a programas de criatividade juvenil”.

O AECT inclui também uma medida para apoiar a concretização de pequenos projetos nas áreas do empreendedorismo e criatividade juvenil, que contribuam para o impulso inicial à criação e inovação jovem.

O programa vai ainda apoiar o desenvolvimento de iniciativas de alto potencial nas áreas criativas e empreendedorismo, que resultem em projetos com impacto na comunidade e/ou com expetativa de sustentabilidade, e estimular o aparecimento e a divulgação de novos jovens talentos em diferentes áreas criativas, bem como criar condições favoráveis ao mapeamento dos jovens talentos açorianos.

Pin It

SOTERMAQUINAS