O Município e o comércio local promovem, a partir de 21 de novembro, diversas ações alusivas à quadra natalícia, a fim de dinamizar o centro histórico e proporcionar momentos de alegria e animação junto de quem visita a cidade. Integram a programação de Natal iniciativas como o Black Friday, o sorteio de Natal, o Concurso de Montras, a Pista de Gelo, Cortejos de Natal e muita animação infantil e musical.

A programação, extensível até ao dia seis de janeiro, envolve ainda teatro, cinema, concertos de filarmónicas, a Corrida de Natal, e as comemorações da Passagem de Ano e do Dia de Reis, bem como a presença do Mercadinho de Natal.

Carlos Armando Costa, responsável pela pasta da Cultura, ressalva que a programação de Natal da Praia da Vitória se estende para toda a família, porque “para além de toda a animação infantil prevista, temos vários eventos planeados para todas as faixas etárias. Queremos que o Natal na Praia da Vitória seja celebrado em família”.

O autarca praiense assume ainda que uma das grandes apostas da programação natalícia irá centrar-se na Pista de Gelo, que este ano vê o seu tamanho ampliado, e no Desfile de Natal, totalmente renovado e subordinado ao tema do Natal.

“A pista de gelo, já no ano passado foi uma das grandes atrações da programação de Natal da Praia da Vitória, pelo que este ano decidimos duplicar o seu tamanho, de modo a responder à sua procura. Quanto ao Desfile de Natal, este ano estamos a preparar um cortejo totalmente renovado e centrado nas figuras do Natal, desde os carros alegóricos até à indumentária dos figurantes”, explicou o responsável municipal.

Segundo Tiago Ormonde, vereador responsável pelo programa VitÓria,“a dinamização do comércio é uma das prioridades deste Município, pelo que assumimos a importância de ações como o Black Friday, o Sorteio de Natal e o Concurso de Montras no reforço das potencialidades locais”.

“Os descontos no âmbito do Black Friday, assinalado a 29 de novembro, variam entre os 50% e os 70%, envolvendo cerca de meia centena de lojas. No que concerne ao Sorteio de Natal, que decorre de 29 de novembro a dois de janeiro, foi efetuado um investimento na ordem dos seis mil euros no sentido de incentivar a compra de prendas de Natal no comércio local. Relativamente ao tradicional Concurso de Montras, previsto a 08 de dezembro, as cinco mais votadas receberão prémios que envolvem um investimento até cinco mil euros”, acrescentou o edil praiense.

Para o autarca, “estes eventos não seriam possíveis sem o empenho e dedicação do comércio local, uma união de esforços com a Autarquia muito profícua e essencial à promoção da Cidade e do Concelho, reforçando as suas mais-valias, sempre envolta em muita animação nesta época natalícia”.


Programação de Natal na Praia da Vitória

A pista de gelo abre ao público na quinta-feira, dia 21 de novembro, e funcionará até 22 de dezembro, sendo que as crianças até aos doze anos, inclusive, têm entrada gratuita. Já os jovens (dos 13 aos 17 anos) pagarão uma entrada de 1 euro e os adultos pagarão 2 euros por cada 30 minutos de diversão. A pista funcionará de quinta a domingo, sendo os horários de funcionamento os seguintes: quinta e sexta-feira das 15h00 às 22h00; sábados, das 10h00 às 22h00; domingos, das 14h00 às 22h00.

No dia 29 de novembro, sexta-feira, e no âmbito do Black Friday que decorre entre as 09h00 e a 00h00, está previsto a presença do Coro Juvenil do Ramo Grande no centro histórico da Cidade, a partir das 20h00, assim como a abertura da iluminação.

A 01 de dezembro, a partir das 15h00, na rua de Jesus, tem início a animação infantil com o palhaço Totólas, estando previsto pelas 18h30, entre o Largo da Luz e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, o cortejo “O Mundo Encantado do Pai Natal”. Às 19h30, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, decorre a ação “Bolo de Chocolate”, tendo início, às 20h30, o concerto da Sociedade Progresso Lajense, no Auditório do Ramo Grande (ARG).

No dia 06 de dezembro, sexta-feira, às 10h00, tem início o cortejo “O Natal”, envolvendo as crianças das Creches, Jardins de Infância e 1º Ciclo do Concelho, no percurso entre o Largo da Luz e Praça Francisco Ornelas da Câmara. Pelas 21h30, no ARG, decorre o concerto da fadista Kátia Guerreiro.

No sábado, 07, das 15h00 às 18h00, estão previstos passeios de pónei. A animação ficará a cargo dos “Batukes – Música & Natal, no centro histórico, a partir das 16h00. O ARG acolhe, às 21h00, o teatro “A Fábrica das Gravatas”.

O dia 08 de dezembro, domingo, é dedicado ao concurso de montras. Os passeios de pónei têm início às 15h00, termindo às 18h00. Pelas 15h00 e às 18h00, decorre a ação “(Com)sumo de Laranja – Clown”, no centro histórico da cidade. O Coro Juvenil do Ramo Grande atua às 15h30, no mesmo local.

Nos dias 13 (sexta-feira) e 14 (sábado), pelas 21h00, tem início a sessão de cinema “Joker”, no ARG.

A 14, e para além dos passeios de pónei, no horário habitual, decorre, a partir das 17h00, a animação “Irmãos Esferovite”, no centro histórico da cidade. Às 18h00, no ARG, decorre a sessão de cinema “Frozen – O Reino do Gelo”. Esta sessão está prevista também no domingo,15, às 15h00, no mesmo local. A animação de rua, no centro histórico da cidade, entre as 16h00 e as 17h30, conta com o palhaço “Tótolas”, a “Parada de Bonecos” e os “Irmãos Esferovite”.


No dia 20, sexta-feira, a tenda junto à marina local acolhe, pelas 22h00, o “Praia Christmas Fest”, que decorrerá também no sábado, 21, à mesma hora e no mesmo local. Neste sábado mantém-se a animação de rua, entre as 15h00 e as 18h00, com passeios de pónei e os “Batukes – Música & Natal”.

No domingo, 22, e para além da animação no centro histórico com o palhaço “Totólas”, a partir da 15h00, segue-se a Corrida de Natal, às 15h30. Pelas 16h30, tem início o cortejo “O Mundo Encantado do Pai Natal”.

A Passagem de Ano está prevista a 31 de dezembro, na tenda situada junto ao Paul da Praia da Vitória. A programação de Natal culmina com a XV edição do “Vamos Cantar os Reis”, a seis de janeiro, com o percurso habitual, estando ainda previsto o anúncio dos vencedores do Sorteio Natal VitÓria.

Estarão abertas, nos fins-de-semana de 01 a 22 de dezembro, das 15h00 às 18h00, a Casa de Chocolate, situada na Praça Francisco Ornelas da Câmara, e os insufláveis e pinturas faciais, no Largo da Luz e Jardim Silvestre Ribeiro.

O Mercadinho de Natal, situado também no Largo da Luz, estará a funcionar no mesmo período e horário, e ainda, excecionalmente, nos dias em que ocorram visitas de navios de cruzeiros, das 08h00 às 18h00.

 

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS