A visita oficial da Câmara Municipal da Praia da Vitória às comunidades da diáspora nos Estados Unidos da América e Canadá “deve ser valorizada” não só pelos contactos da saudade, mas pelos contactos económicos, políticos e institucionais “que certamente terão frutos no futuro”.

O balanço é de Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que realça que a visita realizada à diáspora praiense e açoriana nos Estados Unidos e Canadá foi “a mais extensa alguma vez realizada, a que alcançou, de uma só vez, mais lugares e mais pessoas”, tudo assente no pressuposto “da maior proximidade e contacto direto com um maior número de praienses residentes na diáspora”, possibilitando também “economizar de recursos”.

A visita oficial que começou na Nova Inglaterra nos EUA, foi até à província do Ontário no Canadá e terminou no Estado da Califórnia na costa oeste dos EUA, a comitiva praiense participou em seis grandes festas dedicadas à Praia da Vitória, atingindo-se mais de três milhares de pessoas presentes, tendo-se homenageado várias personalidades e instituições.
No âmbito da visita oficial à costa oeste dos EUA, Estado da Califórnia, a Câmara Municipal da Praia da Vitória prestou homenagem a Paulo Isidro Menezes e António Fernando Goulart das Neves (este a título póstumo), com a atribuição da Medalha Municipal de Valor Cultural em Prata e a Medalha Municipal de valor Cultural em Prata Vermeille, respetivamente, “pelo esforço e dedicação demonstrados, ano após ano, na promoção da cultura açoriana, em particular da Praia da Vitória e no apoio à organização dos Convívio Amigos do Concelho da Praia da Vitória nos EUA”, justifica o autarca.

Também a Casa do Benfica de São José e a Casa dos Açores de Hilmar foram distinguidas pelo Município, tendo lhes sido entregues placas de distinção “pela sua ação na promoção e preservação da cultura, das tradições e da ligação aos Açores, em particular à Praia da Vitória”.

Entre as homenagens, a mais sentida foi a de atribuição, à família de John Carlos Martins, de uma placa de homenagem com a transcrição da proposta da Câmara Municipal de atribuição da Medalha de Bons Serviços Municipais em Prata Vermeille, aprovada a 18 de julho de 2018, e na sequência da homenagem pública já prestada a 20 de junho, nas celebrações da elevação da Vila da Praia da Vitória a Cidade.

Contactos económicos, políticos e institucionais

Tibério Dinis realça, para além da vertente de aproximação aos emigrantes, a preenchida agenda de “contactos económicos, políticos e institucionais que certamente terão frutos no futuro”.

“Visitámos o polo de Lowell da Universidade de Massachusetts, entidade parceira do Air Centre, com sede na Praia da Vitória. Neste encontro, tive a oportunidade de destacar a importância do aprofundamento das relações entre entidades públicas, polos tecnológicos e entidades privadas, no sentido de serem concretizados projetos inovadores”, afirmou o edil.
Noutra frente, acrescentou, “tendo em vista perspetivar projetos de intercâmbio comuns e reforçar as relações institucionais com as autoridades nas comunidades, visitámos a State House, em Boston, Massachusetts, a convite da senadora Joan Lovely e onde marcaram também presença vários senadores de origem portuguesa e representantes da comunidade. Pretendemos com as estas visitas reforçar as ligações aos meios académicos, políticos e económicos, perspetivando projetos que possam ser importantes para a Praia da Vitória”.

A visita oficial da Câmara Municipal da Praia da Vitória aos EUA e Canadá centrou-se no cumprimento institucional às comunidades da diáspora e na promoção do concelho da Praia da Vitória, bem como na perspetiva de promover e divulgar as potencialidades e as oportunidades do Concelho, nomeadamente, em aéreas como o turismo, a cultura, o desporto, a economia, a ciência, a inovação e o ambiente.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS