Autarquia promove sessão solene com foco na educação, homenagens e conferência de Pacheco Pereira

A 20 de junho de 1981 foi publicado o Decreto Legislativo Regional que concretizou o propósito do Parlamento dos Açores de elevar a então Vila da Praia da Vitória à categoria de Cidade, efeméride que a Câmara Municipal vai assinalar amanhã, quinta-feira, com uma sessão solene focada na educação, homenagens e uma conferência de Pacheco Pereira.
Com um programa de celebração aberto a toda a população, a Autarquia presidida por Tibério Dinis vai dedicar parte significativa das cerimónias a questões relacionadas com a educação, nomeadamente, a sessão solene será focada numa Agenda para a Educação no Futuro e na homenagem a individualidades e coletividades da Praia da Vitória. 
Assim, no discurso que fará na Sessão Solene evocativa da data, a partir das 20h30, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, o Presidente da Câmara Municipal vai focar-se em matérias relativas à educação, “pela importância da valorização do seu papel na construção de uma sociedade mais informada e coesa, algo essencial para o crescimento deste Concelho”, apresentando “medidas de âmbito das competências da Autarquia com vista à valorização do setor educativo no Concelho”, uma vez que “só com uma educação centrada no futuro será possível ultrapassar os desafios que se impõem à nossa sociedade”, revela Tibério Dinis.
A Agenda para a Educação do Futuro resulta de um conjunto de diligências efetuadas, nos últimos tempos, pelo executivo municipal, nomeadamente a auscultação do Conselho Local de Educação, visitas às escolas e valências educativas de todo o Concelho, mantendo contactos de proximidade com toda a comunidade escolar (professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação e alunos).

Pacheco Pereira  dá conferência

Das atividades previstas para o dia de amanhã, 38 anos depois da elevação da Praia da Vitória a Cidade, o Município promove, em colaboração com o jornal “Açoriano Oriental” e a rádio Açores/TSF, uma conferência proferida pelo historiador e investigador José Pacheco Pereira, pelas 13h50, no auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória. A conferência subordinada à temática “História e Memória” trás até à cidade de Nemésio o conhecido cronista do jornal “Público” e da revista “Sábado” e um dos rostos principais do programa de debate da TVI24 “Circulatura do Quadrado”. 
Durante todo o dia haverão atividades dedicadas aos mais novos, respetivamente com a disponibilização de insufláveis na Praia Grande (junto da rotunda da GNR), estando previsto para as 20h00 o desfile da Charanga dos Bombeiros da Associação Humanitária dos Voluntários locais (pelas artérias principais da cidade).

Homenagens

Pelas 20h30, vai iniciar-se, na Praça central da Cidade, em frente aos Paços do Concelho, a Sessão Solene, onde o Município vai prestar também algumas homenagens a individualidades e coletividades do Concelho.
Assim, serão agraciados pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, pela passagem dos seus 25 anos de existência e trabalho em prol das respetivas comunidades, a Paróquia de Santa Margarida, da freguesia do Porto Martins; o Centro Social de Santa Bárbara, da freguesia da Fonte do Bastardo; e a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos. Pelos serviços prestados e pelo papel relevante que tiveram na sociedade e no Concelho da Praia da Vitória, foram aprovadas também homenagens ao Padre Abílio de Morais e ao Comandante da Zona Aérea dos Açores, Brigadeiro General Eduardo Faria.

38 anos de Cidade

O Projeto de Decreto Legislativo Regional que propôs a “Elevação da Vila da Praia da Vitória a Cidade”, da autoria do PS, deu entrada na então designada Assembleia Legislativa Regional, em dezembro de 1980. Depois de apreciado em sede da Comissão Parlamentar de Assuntos Políticos e Administrativos sofreu ligeiras alterações no seu articulado, questões de pormenor que se prendiam com apontamentos técnico-legais aplicáveis à aprovação de uma iniciativa com esse âmbito. Terminado esse trabalho na especialidade, o projeto de diploma subiu a plenário a 5 de junho de 1981, tendo sido discutido e aprovado, por unanimidade. Seguindo os trâmites normais, o diploma foi publicado em Diário da República, I Série, n.º 139, no dia 20 de junho de 1981, tendo sido publicado em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, I Série, n.º 24, no dia 7 de julho de 1981, sob a epígrafe de Decreto legislativo Regional n.º 7/81/A, de 20 de junho.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS