Que a BMW é uma das maiores empresas de carros do mundo todo mundo já sabe. O que muitos não sabem é que a empresa alemã, fundada no início do século passado, tem uma grande história cheia de curiosidades e peculiaridades. Confira aqui algumas das maiores curiosidades sobre essa peculiar empresa chamada BMW!

1. O nome BMW vem do alemão e quer dizer Bayrische Motoren Werke, que traduzido para o português significa “Fábrica de Motores da Baviera”.

2. A BMW começou com o intuito de construir motores para aviões – Isso é verdade mesmo! A empresa foi fundada em meio a primeira guerra mundial e tinha o objetivo de construir motores para aviões, mas foram impedidos devido ao Tratado de Versalhes. Por isso a empresa decidiu entrar no ramo das motocicletas, e mais tarde, no dos automóveis.

3. Existem muitas teorias sobre a origem do logo da marca, tudo indica que suas cores são inspiradas na bandeira da Baviera, mas quanto ao símbolo redondo existem muitas especulações. Alguns dizem que é a hélice de um avião de movimento e outros afirmam que é baseado na roda de um carro, isso é mistério que a empresa prefere guardar.

logo bmw

4. A empresa tem subsidiárias em boa parte do mundo, em todos os continentes.

5. Apesar de já ser muito popular no Brasil, apenas em 2014 o primeiro carro da marca foi produzido inteiramente em terras tupiniquins, na fábrica de Araquari, no norte de Santa Catarina, o carro em questão é o sedã 320i ActiveFlex.

bmw-320i

6. A marca também tem sua parte negra na história, durante a segunda guerra mundial cerca de 30.000 trabalhadores forçados foram usados tanto para a produção de veículos terrestres como para motores de aviões usados na guerra. Cerca de 50.000 escravos também foram usados pela empresa em campos de concentração.

7. O BMW Hydrogen 7 foi o primeiro modelo flexível do mundo, ou seja, o primeiro carro a funcionar tanto com gasolina quanto com hidrogênio em seu motor de combustão interna.

8. Em 2012, o BMW Série 3 Sedan foi o carro de luxo mais vendido nos Estados Unidos, e no Brasil, o mais vendido entre todos os modelos da marca, se tornando um dos maiores triunfos da empresa alemã.

9. A R32 foi a primeira motocicleta produzida pela BMW, em 1923.

10. A empresa só começou a fabricar automóveis em 1928, com licença da Austin Motor Company, fabricando apenas carros compactos. O primeiro carro de tamanho médio a ser fabricado pela BWM, foi o BMW 303, em 1933.

bmw_303

11. A BMW é dona de algumas outras empresas entre elas a Mini e a Rolls Royce.

12. Em 1993, a empresa comprou a equipe de Fórmula 1 Sauber e fundou a BMW Sauber F1 Team.

13. Dois recordes mundiais são atribuídos associados à marca, um em 1919, com o recorde mundial de altitude, com um avião usando um motor da BMW, e um segundo em 1937, de homem mais rápido do mundo, já usando um carro da marca.

14. Elvis Presley era apaixonado pelo modelo BMW 507 Roadster.

bmw-507

Dentre tantas curiosidades, algumas você poderia até já saber, mas quem iria imaginar que a BMW fez parte tão efetiva da história do século passado com uma parte negra, é claro, e até mesmo alguns recordes mundiais?

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS