O Vice-Presidente do Governo salientou, na Praia da Vitória, que o número de Açorianos empregados é o maior de sempre, de acordo com os números divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Sérgio Ávila, que falava sexta-feira no encerramento do XXIII Campeonato Regional de Profissões, afirmou que o número de empregados no arquipélago “já ultrapassa os 116.370” e, em simultâneo, “nunca houve um desafio tão grande em termos de vontade de aceder ao mercado de trabalho”, o que faz com que “a população ativa esteja sempre a aumentar”.

Nesse sentido, referiu que, desde janeiro, “foram criados nos Açores, em termos líquidos, mais 5.700 novos postos de trabalho, o que permitiu absorver na totalidade os mais de 4.600 Açorianos que, só este ano, quiseram entrar no mercado de trabalho” e, além disso, "reduzir em mais de 1.100 o número de desempregados”.

Sérgio Ávila afirmou que, para vencer este desafio do emprego, é essencial a qualificação, sublinhando que, desde 2014, o Governo dos Açores já investiu “132 milhões de euros em formação profissional, permitindo que mais de 11 mil jovens tenho tido acesso a essa formação”.

Para o Vice-Presidente, os números representam uma realidade, “mas, muito mais do que isso, são rostos, são vidas, como os exemplos que aqui estão, que gostaria de homenagear”, referindo-se aos participantes no Campeonato Regional de Profissões e às escolas onde são formados.

Dirigindo-se aos vencedores nas várias profissões, que agora vão representar os Açores no Campeonato Nacional e, em caso de vitória, a nível europeu e mundial, como tem ocorrido nos últimos anos, Sérgio Ávila disse que todos eles são motivo de orgulho para os Açorianos e prova da qualidade do ensino profissional na Região.

Pin It

Desporto

SOTERMAQUINAS