
O secretário da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego do Governo dos Açores, Duarte Freitas, anunciou hoje a criação de um novo programa, o Geração Açores Pro, destinado ao emprego e à qualificação dos jovens.
Segundo nota de imprensa, o programa “integra um conjunto de medidas na área do emprego e qualificação profissional direcionadas aos jovens, visando a promoção e a melhoria das suas condições de empregabilidade, bem como a sua integração no mercado de trabalho”.
O Governo Regional destaca que o programa se apresenta como “uma alternativa concreta especifica para os jovens” que estejam à procura do primeiro emprego ou que tenham realizado os programas Estagiar L, Estagiar T, Inovar e CET, criados pelo anterior executivo regional socialista.
O governo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, refere ainda que o programa pretende promover a “fixação dos jovens nas respetivas comunidades de origem” e “combater o despovoamento e envelhecimento” das ilhas açorianas.
PUB
CONTINUAR A LER
Enquadrado no programa, será lançada a medida Jovem Pro, para "abranger os jovens no regime de segurança social aplicável aos trabalhadores por conta de outrem".
“Os projetos ao abrigo do Jovem Pro, tem a duração de nove meses, procedendo-se à abertura de candidaturas, em simultâneo para as entidades promotoras e para os destinatários, a partir do dia 01 de julho”, lê-se no comunicado.
A 11 de março, o deputado do PS no parlamento açoriano, Vílson Ponte Gomes, criticou o Governo Regional por não “arranjar soluções” para os cerca de mil jovens que irão terminar os programas de estagiar L e T no final de junho.
A 25 de maio, o Governo dos Açores anunciou o investimento de 12 milhões de euros na criação de uma "nova geração de programas de emprego", segundo o secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego
O social-democrata José Manuel Bolieiro tomou posse como presidente do XIII Governo dos Açores em outubro de 2020.




LINKS E SITES IMPORTANTES


