Quatro dezenas de projetos empresariais apoiados na sua concretização e o compromisso de continuar a ser um parceiro ativo na dinamização empresarial do Concelho. É este o balanço dos primeiros três anos de atividade da Praia Links – incubadora de negócios e ninho de empresas da Praia da Vitória, feito pelo vereador Tiago Ormonde, com o pelouro da dinamização económica e empresarial na Câmara Municipal da Praia da Vitória, na comemoração do 3º aniversário da incubadora.

Na ocasião, o autarca assinalou a data com a entrega do prémio de dez mil euros ao projeto vencedor do último concurso Praia Links – Startup, o videojogo Keo, da Redcatpig Studios.

“A Praia Links nasceu em 2016 e tem como objetivo apoiar a desenvolver ideias de negócio que estejam numa fase embrionária. Cedemos espaço físico para instalação das empresas e disponibilizamos um corpo técnico que apoia a desenvolver os planos de negócios, tratando também de toda a burocracia inerente à criação da própria empresa. Visamos a criação de emprego sustentável”, afirmou o Vereador em declarações à comunicação social.

“Já ajudamos, nestes três anos, cerca de 50 projetos, criando mais de 40 postos de trabalho. Trabalhamos também junto das escolas para transmitir às nossas crianças a importância do empreendedorismo e o estímulo ao desenvolvimento de conceitos de criatividade e inovação que possam, no futuro, vir a ser geradores de riqueza. Vamos também junto das escolas profissionais ao encontro dos jovens com boas ideias de negócios e que possam ter viabilidade para criar a sua empresa”, acrescentou.

Tiago Ormonde revelou ainda que, nos últimos tempos, várias das empresas que chegaram à Praia da Vitória no âmbito do projeto Terceira Tech Island tem-se instalado na incubadora de empresas, até terem o seu próprio espaço na cidade.

Para além das áreas tecnológicas, disse ainda o responsável municipal pela Praia Links, “elegemos vários setores que entendemos que são os que tem mais futuro e que vão melhor contribuir para o desenvolvimento da economia da cidade e do concelho, como os setores agrocomercial, o mar, o turismo, entre outros”.

Quanto à entrega do prémio Praia Links – Startup, Tiago Ormonde destacou a qualidade do projeto, o qual valida a futura aposta da incubadora: a consolidação de um ecossistema de produção de videojogos na ilha.

“Apresentaram-se mais de uma dezena de projetos. Foram avaliados com base em critérios muito rigorosos. Entendemos que este projeto na área do gaming é um projeto com viabilidade e este apoio é no sentido de ajudar o promotor, nesta fase inicial, a fazer crescer o seu negócio”, frisou.

Marco Bettencourt, responsável pelo projeto vencedor, salientou a importância deste apoio para o desenvolvimento do jogo KEO, destacando que, “ao contrário da maioria dos concursos de empreendedorismo que existem, este concurso da Praia da Vitória é pouco burocrático e muito apetecível de se concorrer”.

O vídeo jogo KEO, que está a ser desenvolvido pela Redcatpig Studio, da Ilha Terceira, é um jogo de combate com veículos em arenas, com um aspeto gráfico em cel shading.

Este projeto já em 2018 havia sido distinguido em dois concursos nacionais de empreendedorismo, nomeadamente o prémio na categoria de “Melhor Jogo de Competição Online 2018” e de melhor jogo de 2018 dos Prémios Playstation Portugal.

Segundo Tiago Ormonde os concursos de empreendedorismo da Praia Links – incubadora de negócios e ninho de empresas da Praia da Vitória, enquadram-se na estratégia municipal de consolidação do ecossistema de inovação e empreendedorismo no Concelho.

A Praia Links – incubadora de negócios e ninho de empresas da Praia da Vitória foi inaugurada em maio de 2016, tendo como parceiros fundadores a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e a Fundação para o Ensino Profissional da Praia da Vitória.

Pin It