Aproveitamento das valências e potencialidades de ambas as instituições açoreanas é o objetivo do protocolo celebrado recentemente.

O TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, e a StartUP Angra, Açores, assinaram recentemente um acordo de cooperação com vista ao aproveitamento das valências e potencialidades de ambas as instituições, cooperação que se vai materializar no apoio ao desenvolvimento de start-ups e spin-offs que reforcem o ecossistema empresarial da ilha Terceira, em particular, e dos Açores em geral.

Ao abrigo do protocolo as instituições ficam obrigadas a apoiar e promover a realização conjunta de ações formativas, concursos de ideias, seminários, conferências e workshops, entre outras iniciativas.

Está também prevista a disponibilização de espaços temporários para softlanding ou outras modalidades de ocupação de projetos ou empresas que pretendam instalar-se, permanente ou temporariamente, para o desenvolvimento de um novo produto/serviço, validação do modelo de negócio ou aceder a novos mercados, destacam as instituições em comunicado.

Os espaços serão geridos, por exemplo, mediante a disponibilidade, o estágio de desenvolvimento dos projetos ou necessidades de infraestruturas. Por outro lado, os empreendedores, start-ups e spin-offs deverão desenvolver as suas atividades, preferencialmente, nas áreas do agroalimentar, agroindústrias, tecnologias aplicadas, indústrias culturais e criativas e/ou energias renováveis.

À incubadora de empresas do TERINOV cabe missão de facilitar de contatos e networking com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Regional e Nacional.

Duarte Pimentel, diretor executivo do TERINOV, frisou que este protocolo vai permitir “estreitar relações e promover sinergias entre ambas as incubadoras” o que reforça o objetivo dos parques de ciência e tecnologia e das incubadoras de empresas de “aumentar a riqueza da comunidade, promovendo uma cultura de inovação e competitividade das empresas e instituições”.

O protocolo de cooperação entre o TERINOV e StartUP Angra envolve também a divulgação das atividades e iniciativas que sejam futuramente promovidas ao abrigo deste acordo, bem como em ambientes de redes sociais e websites institucionais.

Pin It

Angra do Heroísmo